Queijo de Muniz Freire é destaque na abertura da Feira dos Municípios


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 4 de setembro de 2023


Depois de anos de ausência, começou, nessa quinta-feira (31), a Feira dos Municípios 2023. E Muniz Freire fez bonito na abertura, com a apresentação de uma versão de 180 quilos, do nosso famoso Queijo Gigante de Itaici. A Feira segue até domingo (03), no Pavilhão de Carapina, no município da Serra. A abertura oficial contou a presença do prefeito Dito Silva e dos demais 77 prefeitos capixabas, do governador Renato Casagrande e de diversas autoridades.

“Estar aqui, mostrando o que nosso município tem de melhor é maravilhoso. Somos uma potência quando se fala em cultura, culinária e belezas naturais e históricas. Somos o novo destino turístico do Caparaó Capixaba e, esse espaço que o Governo do Estado abriu com o retorno da Feira dos Municípios, também nos dá oportunidade de atrair investimentos turísticos que estejam em consonância com o meio ambiente e com o modelo de turismo sustentável”, declarou o prefeito Dito Silva.

“Nossa Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo foi criada este ano, mas já estamos caminhando a passos largos na área do turismo. Estar aqui na feira, mostrar nosso artesanato, divulgar a nossa história é dar às pessoas a chance de provarem as delícias de nossa agroindústria e nossa culinária típica, é espetacular. Até agora, só ouvi elogios de quem visitou nosso estande”, afirmou o secretário Mário Spadetti. O estande de Muniz Freire fica no setor destinado à região do Caparaó. Nele, os visitantes podem degustar e levar para casa iguarias da agroindústria familiar e nossos cafés especiais; e conhecer nosso artesanato, além de saber um pouco mais da história, cultura e do agroturismo de Muniz Freire, um município que é cheio de belezas naturais e histórias pitorescas.

Queijo Gigante

A apresentação do Queijo Gigante de Itaici foi um dos momentos mais esperados do primeiro dia da Feira dos Municípios. Uma verdadeira multidão assistiu e experimento nosso queijo que é totalmente artesanal. Ele foi apresentado em uma escala menor, com 180 quilos. O queijo foi desenformado e cortado na presença do público, e, claro, servido acompanhado de doce de mamão, como manda a tradição de Itaici.

“A Feira dos Municípios, além de dar visibilidade a Muniz Freire, também contribui para o aumento da renda de nossos empreendedores da agricultura comercializem e divulguem seus produtos, ao mesmo tempo em que ficamos por dentro de todas as boas experiências que outros municípios estão realizando nessa área”, disse o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Renato Bueno.

Mais novidades

Além do queijo gigante de Itaici, Muniz Freire promete voltar a ser destaque neste sábado (02), com a apresentação cultural “A história de Boi Azulão e Sinhazinha”. Trata-se de uma versão local e original, do tradicional Bumba meu boi. A apresentação será às 15h, no palco externo da Feira dos Municípios.

Bumba meu boi: “A bela história de Boi Azulão e Sinhazinha”

A apresentação do Boi Azulão, de Muniz Freire, aborda o ato final da trama ligada à lenda Chico e Catirina, casal de escravizados que mata o animal favorito do “senhor” para satisfazer um desejo de gravida por comer língua de boi.

Sem ninguém saber, e com medo que o filho nascesse com cara de língua de boi, “pai” Chico sacrifica o animal para satisfazer o desejo da esposa, Catirina, de comer língua de boi. Jurado de morte pelo senhor da fazenda quando a história é descoberta, Chico só escaparia do fatídico destino se ressuscitasse Azulão. Com a “reza” de pajés e curandeiros da região, o majestoso boi volta à vida.
É nesse momento da história, até agora de medo e opressão, que surge a figura da Sinhazinha. Joia mais preciosa da família, foi mandada para a Europa, de onde deveria retornar uma verdadeira dama. O boi, o maior e mais imponente de todo o Caparaó, era um presente do pai para ela.

Com seu vestido rodado e cercada de mimos, Sinhazinha se encanta com a figura do Boi Azulão ressuscitado e sai a dançar e cantar com ele.
Encantados com a sintonia entre figuras tão distintas e contagiados pela alegria da moça que abandona de vez os “os modos europeus” e declara nunca ter se esquecido de sua terra natal, todos se juntam a ela em uma grande festa que se espalha por toda a região.

A celebração que se desencadeia após a interação entre a sinhazinha e o Boi Azulão destaca a capacidade de eventos inesperados para unir pessoas de diferentes origens e classes sociais. Uma representação simbólica da força das tradições culturais compartilhadas e da importância de valorizar a herança cultural e a identidade própria.

Serviço:
Feira dos Municípios 2023 (31/08 a 03/09)
Local: Pavilhão de Carapina, Serra
Apresentações de Muniz Freire:
Sábado (02/09) – área de eventos do pavilhão
15h – Bumba meu boi: “A bela história de Boi Azulão e Sinhazinha”