Em vídeo vereador de Cachoeiro propaga fake news sobre ficha de matrícula escolar


Publicado por: Marcos Tristão Em: Política No dia: 9 de dezembro de 2021


O vereador de Cachoeiro de Itapemirim, Ary Correa (Patriota), divulgou video em sua rede social, na manhã desta quinta-feira (9) e compartilhado por sua assessoria, atribuindo a responsabilidade de alteração na ficha de matrícula de alunos da rede estadual de ensino ao governo do estado.

Na ficha onde a alteração ocorreu desde 2018, saíram os nomes Pai e Mãe e entraram Filiação 1 e Filiação 2.

Mesmo após o secretario de educação do estado do Espírito Santo Victor D’Angelo divulgar vídeo explicando que a mudança ocorreu desde 2018 por orientação do governo federal, com o objetivo de repassar as informações para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão do governo federal, ligado ao Ministério da Educação, o vereador de Cachoeiro, tem disseminado nas redes sociais um vídeo convocando pastores e famílias a irem para a porta da secretaria de estado da educação se manifestarem, dando conotação ideológica ao assunto.

A assessoria do vereador Ary foi flagrada compartilhando a noticia falsa em um grupo de watsapp e recebeu repreensão imediata dos membros do grupo. No Brasil a proliferção e divulgação de notícias falsas é crime.