Disciplina Eletiva incentiva combate ao racismo em escola de Muniz Freire


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 1 de agosto de 2024


Neste segundo trimestre, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bráulio Franco, localizada em Muniz Freire, realizou a eletiva “Além da Cor”, um projeto voltado para combater o preconceito e as diferentes formas de racismo. A disciplina, organizada pelos professores de História, Meiriam Louzada e de Filosofia e Sociologia, Victor de Araújo promoveram os estudos por períodos históricos como o antissemitismo, na Alemanha nazista, a segregação racial nos Estados Unidos e o apartheid na África do Sul.

 

Com o objetivo de promover uma compreensão crítica das diversas formas de racismo, a eletiva inclui estudos sobre a história e a cultura afro-brasileira, africana e indígena. “Além da Cor” busca construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva, oferecendo aos alunos atividades que incentivam o protagonismo e o engajamento. Um exemplo é a pintura de vasos de argila com padrões indígenas, valorizando as culturas tradicionais. Outra atividade envolve a construção de bonecas pretas com biscuit e materiais recicláveis.

 

“Que é importante unir teoria e prática para mostrar a beleza das culturas não hegemônicas, essenciais à identidade brasileira”. Já a professora Meiriam Louzada ressalta que “atividades lúdicas e recreativas facilitam o aprendizado, pois os alunos se sentem parte do processo e criam materiais que refletem seu protagonismo”, afirmou o professor Victor de Araújo.

 

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Thalia Alípio, compartilhou sua experiência: “A eletiva nos ensinou sobre outras culturas e as histórias de nossos antepassados, mostrando o que eles passaram para que hoje sejamos livres. Os ensinamentos dos professores são extremamente valiosos e levaremos para a vida toda”, enfatizou.