Prefeitura de Cachoeiro lança atendimento domiciliar de fisioterapia através do CEMURF

Saúde - 1 de março de 2021
Redação

O Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) de Cachoeiro de Itapemirim passará a contar com o Programa Municipal de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar (Profisio-D). A regulamentação foi publicada nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial do Município, e os atendimentos serão iniciados em 8 de março.

O programa visa oferecer o serviço de fisioterapia a usuários incapacitados de se locomover, como no caso de pacientes acamados. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, oito horas por dia, com média de quatro pessoas atendidas diariamente.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deverá residir em Cachoeiro, possuir encaminhamento de especialista do Sistema Único de Saúde (SUS) e estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – famílias de baixa renda terão prioridade.

Em caso de usuário que tenha um encaminhamento assinado por especialista da rede privada, a Unidade Básica de Saúde mais próxima deverá ser procurada para que a solicitação de atendimento seja feita.

“Este é um importante serviço de saúde que será incluído na rede municipal de saúde, atendendo a uma grande demanda da população. Todos os profissionais que realizarão os atendimentos já estarão vacinados contra a Covid-19 e tomarão todos os cuidados sanitários durante as visitas, com o mesmo zelo aplicado nos tratamentos que acontecem na própria unidade do Cemurf”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Mais de 20 mil atendimentos

O Cemurf realizou 22.500 atendimentos em 2020. O equipamento de saúde está localizado na rua João Bosco Fiório, no bairro Marbrasa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Os atendimentos são direcionados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com limitações físicas decorrentes de lesões, doenças crônicas e outras condições médicas. Os serviços visam ao acompanhamento continuado de pacientes, além de atendimentos de urgência e emergência e pré e pós-operatórios.

Entre as especialidades ofertadas na unidade, estão: fisioterapia, ortopedia, hidroterapia e psicologia. Profissionais do Cemurf também realizam atendimentos a acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Para receber atendimento do Cemurf, é necessário encaminhamento médico do SUS. O telefone de contato da unidade é o (28) 3521-2071.