MPES discute aplicação da D1 da Covid-19 com Superintendências Regionais e Coordenação de Imunização


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Judiciário No dia: 16 de junho de 2021


Após a realização das reuniões com os 78 municípios integrantes das Regiões de Saúde Sul, Central/Norte e Metropolitana para tratar da aplicação da primeira dose (D1) das vacinas contra a Covid-19, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), realizou reunião virtual na segunda-feira (14/06) com as Superintendências Regionais de Saúde e com a Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O objetivo foi buscar esclarecimentos para as questões levantadas pelos municípios nas reuniões anteriores.

As pautas da reunião incluíram temas como o quantitativo de doses distribuídas para a D1 que ficam armazenadas nos municípios por mais de uma semana, orientações quanto ao avanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e o atraso na atualização do sistema de registro do Ministério da Saúde em relação às doses já aplicadas.

Ficou deliberado que serão retidas as doses das vacinas para a D1 destinadas aos municípios que não estão atingindo 70% da vacinação para os grupos prioritários e faixas etárias. Também ficou estabelecido que será enviado ao MPES um relatório semanal com o quantitativo das doses distribuídas para D1, o quantitativo dessas doses aplicadas e o percentual alcançado por município, objetivando, desta forma, um acompanhamento efetivo do avanço da vacinação contra a Covid-19 nos municípios.

A reunião foi coordenada pela dirigente do Caops e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia (GAP-Covid-19), promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, e teve a participação do promotor de Justiça coordenador da Região Metropolitana de Saúde, Gilberto Morelli Lima; do promotor de Justiça coordenador da Região Sul de Saúde, Cleto Vinícius Vieira Pedrollo; do promotor de Justiça coordenador da Região de Saúde Norte/Central, Felipe Pacífico de Oliveira Martins; do representante da Superintendência de Saúde da Região Norte, Jean Eduardo Matachon; da representante da Superintendência Regional de Saúde Norte, Veronica Tomaz; da superintendente Regional de Saúde da Região Central, Maricelis Caetano Engelhardt; da superintendente Regional de Saúde da Região Metropolitana, Cybeli Pandini; da coordenadora estadual de Imunização da Sesa, Danielle Grillo; e do superintendente Regional de Saúde da Região Sul, José Maria Justo.

Reuniões
Entre os dias 9 e 11 de junho, o MPES realizou reuniões virtuais com os secretários municipais de saúde e representantes das prefeituras, para tratar da D1. Na oportunidade, os municípios apresentaram esclarecimentos quanto à diferença entre o quantitativo das doses distribuídas para a D1 e o quantitativo dessas doses aplicadas.

O MPES cobrou ainda planejamento e adoção de providências imediatas para que a população integrante dos grupos prioritários e faixas etárias seja efetivamente vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, de forma que os imunizantes não fiquem estocados ou armazenados. O MPES questionou a diferença constatada entre a quantidade de doses distribuídas e a quantidade aplicada da primeira dose (D1) nos municípios.