Covid já matou no Brasil mais que a população de Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Piúma e Presidente Kennedy juntas


Publicado por: Redação Em: Saúde No dia: 29 de dezembro de 2020


Imagina uma região devastada por uma doença. Cidades deixando de existir porque todo mundo simplesmente faleceu. O número de mortos no Brasil contabilizado até essa terça-feira (29) é maior do que a população de Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Piúma e Presidente Kennedy juntas. Esses municípios compõem a região litoral Sul do Espírito Santo.

Somados, essas cidades têm 137 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca (IBGE). Hoje, o país chega a triste marca de 192.681 pessoas mortas por coronavírus. Se continuar nessa tragédia, o número de mortos será igual ao da população de Cachoeiro de Itapemirim, que possui 210 mil habitantes.

Os números deveriam ser assustadores. Mas não tem deixado ninguém preocupado, aparentemente. As pessoas questionam até se eles são verdadeiros. Tem até quem já perdeu algum parente esse ano que duvida que tenha sido para o coronavírus. E aqueles que acreditam que as prefeituras recebem dinheiro por cada morte.

Enquanto hospitais ficam lotados, cemitérios são obrigados a improvisar ou abrir novas vagas, a população está querendo saber quando vai poder ter show e evento.

O Brasil afunda numa crise de saúde sem precedente, assistindo a Rainha da Inglaterra, no auge dos seus 94 anos, se preparando para tomar a vacina. A mesma vacina que o brasileiro não quer, porque duvida de sua eficácia.

O jornal A Gazeta trouxe um dado muito interessante também: o número de mortos por covid no Espírito Santo superou o de assassinatos somados desde 2017. Foram 4.592 homicídios de 2017 até hoje. Já as baixas pelo covid somente nesse ano são 5.031.

Antigamente, tentava-se dar vida aos números, para sensibilizar a população em torno de algum problema. Hoje, a morte chega à nossa porta e damos risada, ainda que ela leve algum familiar.

 

População de cada município segundo dados do IBGE:

Itapemirim – 34.656 pessoas
Piúma – 22.053 pessoas
Anchieta – 29.779 pessoas
Marataízes – 38.883 pessoas
Presidente Kennedy – 11.658 pessoas




RELACIONADOS