Cerest de Cachoeiro conscientiza sobre segurança e saúde no trabalho


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Saúde No dia: 12 de abril de 2022


Neste mês, segurança e saúde no trabalho estão em evidência por meio do movimento Abril Verde. Em Cachoeiro, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está desenvolvendo ações para chamar a atenção da população para a importância do tema.

Nesta terça-feira (12), os servidores do órgão estiveram na praça Jerônimo Monteiro, oferecendo aos público atendimentos de saúde, como aferição de pressão e glicose, e dando orientações sobre como prevenir problemas de saúde e acidentes decorrentes das atividades laborais.

A próxima ação no município está marcada para o dia 22 deste mês, quando a equipe percorrerá o comércio para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre o assunto.

“O Abril Verde é uma campanha muito importante para ampliar a conscientização sobre o cuidado com a saúde do trabalhador. É necessária muita atenção e é preciso saber como orientar trabalhadores que possam ser vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, com o intuito de reduzir esse tipo de situação”, explica o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Como é um órgão de atuação regional, o Cerest também vai levar ações do Abril Verde a outras cidades sul-capixabas. No dia 19, a equipe visitará o comércio da região central do município de Jerônimo Monteiro, pela manhã, para distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Já no dia 28, a equipe estará na praça principal de Anchieta oferecendo serviços de aferição de pressão e glicose e disponibilizando-se para esclarecimentos aos trabalhadores.

Saiba mais sobre o Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cachoeiro de Itapemirim (Cerest-CI) oferece atendimento especializado aos trabalhadores do município e da região. Além da assistência em saúde relativo a doenças ou agravos decorrentes das atividades de trabalho, o Cerest-CI realiza ações de orientação e conscientização junto ao público-alvo, bem como levantamentos de informações a respeito da qualidade dos ambientes de trabalho e de dados epidemiológicos dos trabalhadores.

O Centro atende trabalhadores formais dos setores privado e público, autônomos, informais e desempregados devido a adoecimentos decorrentes das atividades de trabalho. A rede básica de saúde realiza os devidos encaminhamentos para a unidade, sempre que constatados os problemas de saúde causados pela atuação no trabalho.

Para receber atendimento (o que não inclui casos de urgência e emergência), é preciso levar carteira de identidade, carteira profissional, exames, laudos e atestados médicos relacionados à doença ou ao acidente de trabalho.

O Cerest fica na rua Raulino de Oliveira, 2, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5402.