Publicado por: Agencia de Notícias Em: Geral No dia: 6 de março de 2023
Vila Velha já reformou, construiu e instalou mais de 60 espaços para o lazer e a prática de esportes. As áreas destinadas à convivência das famílias canelas verdes e dos visitantes são praças, campos de futebol, pista de Pump Track, quadras e áreas de contemplação. Os pets também têm espaço na cidade, que investe também em programas de adoção e cuidados com os animais.
No total, cinco locais públicos estão destinados à recreação dos PETs, sendo um de uso exclusivo para os melhores amigos dos munícipes. A praça Ludmila Martinelli Loureiro foi construída em uma rotatória, no bairro Itapuã, e é ideal para a interação dos animais. Os demais espaços PETs estão localizados na Praia da Costa (próximo à EBAP Foz do Costa), Itaparica (Praça do Ciclista e lateral da academia popular) e também em Itapuã (Praça Agenor Moreira).
Vale ressaltar que são locais cercados, para garantir a segurança dos animais. “O objetivo é que eles fiquem soltos, interajam e brinquem com os outros bichos e que os tutores não precisem se preocupar com o risco de fugirem para as vias”, detalha Menara Cavalcante, secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes.
Menara cita que novos espaços estão em construção. Dessa vez nas praças de Coqueiral de Itaparica e de Gaivotas: “Queremos expandir essa oferta de socialização das famílias para todas as regiões. E os animais também fazem parte e simbolizam esse encontro”.
As áreas de lazer para os PETs não possuem restrições e contam com o respeito ao espaço de todos. Nelas, os bichinhos encontram obstáculos como manilhas, rampas e arcos para se divertirem. Seus tutores podem sentar nos bancos, observá-los, brincar junto e aproveitar o passeio.