Publicado por: Redação Em: Política No dia: 7 de novembro de 2022
Bolsonaro x Lula
O segundo turno mostrou que Vila Velha é uma cidade com predominância bolsonarista. Com 61% dos votos, mostra a importância do grupo do prefeito Arnaldinho para transferir mais votos para Renato Casagrande (PSB).
Renato x Manato
O primeiro turno mostrou uma diferença de 3 mil votos pró-Renato. Já no segundo turno a diferença subiu para 10 mil votos, atingindo 52% de votação para o governador numa cidade com predominância bolsonarista. 135 mil votos não é pouca coisa.
Arnaldinho Borgo
Se arriscou muito entrando de cabeça na campanha de seu vice Dr Victor. Ele sabia que essa seria a pavimentação do caminho para a sua reeleição. Logrou êxito e de quebra viu seus principais adversários perdendo a eleição e diminuindo de tamanho. Sai como um dos grandes vencedores do pleito.
Victor Linhalis
O meio político não colocava fé na sua eleição e o seu nome não figurava em nenhuma lista dos eleitos, mas o resultado mostrou que além do apoio do Prefeito Arnaldinho, ele teve grande desenvoltura fora da cidade de Vila Velha e isso foi fundamental para a sua eleição. Mostrou capacidade de diálogo e articulação.
Neucimar Fraga
Neo Bolsonarista está querendo entrar no bonde pela janela para a eleição de 2024, mas vai ter que passar por cima do vereador Devacir Rabello, bolsonarista raiz que teve mais votos que Neucimar em Vila Velha.
Max Filho
O resultado dessa eleição pode ter decretado a sua aposentadoria política de forma precoce. Depois de ser vereador, deputado estadual e federal, e prefeito 3 vezes, teve uma votação pífia de 16 mil votos, sendo que destes somente 10 mil na cidade de Vila Velha.
Devacir Rabello
Já se coloca como candidato a prefeito em 2024. Os mais de 16 mil votos que teve em Vila Velha o gabaritam para isso. Mas antes tem que lembrar de duas coisas. Nas eleições de 2020 nenhum bolsonarista raiz se elegeu, vide Vitória e Cariacica com Capitão Assumção e Tenente Assis. E vai ter no seu calcanhar o neo bolsonarista Neucimar Fraga, que já está querendo ser o representante da direita para essa eleição e com certeza vai querer entrar no PL para conseguir isso.
Helder Salomão
Apesar de não ter domicílio eleitoral em Vila Velha foi praticamente o segundo mais votado do município, colado no vereador Devacir Rabello. Os 16 mil votos indicam muita coisa. Ficou à frente dos ex-prefeitos Neucimar Fraga e Max Filho, além do Deputado Rafael Favatto, do Coronel Ramalho e de Devanir Ferreira. Todos moradores de Vila Velha e com vida política bem ativa na cidade. Helder deve participar ativamente do pleito eleitoral de 2024. Será que o PT lançará candidato a prefeito apoiado por Helder ou haverá uma aproximação? Lembrando que que Arnaldinho não apoiou Bolsonaro para presidente.
Na próxima análise daremos destaques aos candidatos e eleitos no pleito Estadual e Federal.