Vice-prefeito tenta contradizer médico, mas utiliza resolução do CFM que diz que cloroquina não tem eficácia comprovada


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 9 de julho de 2020


O episódio envolvendo o chefe da UTI do Hospital do Aquidaban de Cachoeiro, Dr. Marlus Thompson, e o vice-prefeito do município, Jonas Nogueira (PL), foi o assunto nas redes sociais nessa quarta-feira (8). E para tentar se defender, Jonas parece ter metido mais ainda os pés pelas mãos. O motivo: ele utilizou uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) para contradizer o médico, mas o próprio documento diz que a cloroquina não tem eficácia comprovada.

A polêmica começou depois que vazou um áudio que o médico enviou ao vice-prefeito lhe dando uma verdadeira bronca, sobre a manipulação de cloroquina nos pacientes da UTI do Hospital do Aquidaban, depois que Jonas foi para as redes sociais falar sobre o protocolo de trabalho utilizado por Dr. Marlus. No áudio, o médico diz que não vai utilizar o medicamento, porque não tem dados científicos que comprovem algum benefício, além dos riscos dos efeitos colaterais.

Jonas foi para as redes sociais para a tréplica e, novamente, parece ter se complicado. Ele utilizou uma resolução do CFM, que diz que a cloroquina não tem eficácia comprovada e que caso fosse utilizada, o médico deve compartilhar a decisão com o paciente e informá-lo sobre a sua possível inutilidade e efeitos colaterais.