Veja as principais diferenças entre as cerimônias de posse de Lula e Bolsonaro

Ausência do antecessor no cargo, presença do filho no Rolls Royce e shows são algumas das diferenças entre as duas cerimônias

Publicado por: Agencia de Notícias Em: Política No dia: 2 de janeiro de 2023


A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo suscitou comparações nas redes sociais com a cerimônia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida há quatro anos, em 2019. Entre as diferenças apontadas, além da ausência do antecessor no cargo, já que diferentemente de Michel Temer, Bolsonaro decidiu não passar a faixa presidencial ao seu sucessor, estão a presença de representantes da sociedade civil na subida da rampa e a realização de shows após a posse.

No Rolls Royce presidencial, neste domingo, Lula estava acompanhado da primeira-dama, além de Geraldo e Lu Alckmin. Bolsonaro, por sua vez, desfilou no mesmo carro, mas com outra companhia. Além de sua mulher, Michele, o então presidente levou consigo um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, no banco de trás.

Uma diferença que se destaca nas fotos da posse do petista é a ausência de seu antecessor no cargo, enquanto Bolsonaro, por sua vez, contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, conforme a tradição do evento. Para momentos como a entrega da faixa presidencial, Lula encontrou substitutos.

Na subida na rampa do Planalto, por exemplo, o petista estava acompanhado de oito representantes do povo, além de Janja, Geraldo Alckmin, Lu Alckmin e da cachorrinha Resistência. Há quatro anos, Bolsonaro subiu a mesma rampa, mas acompanhado apenas da mulher, Michele, e de Mourão e sua companheira.

A responsável por colocar a faixa em Lula foi Aline Sousa, 33 anos, do Distrito Federal, que trabalha como catadora desde os 14. Ela preside uma rede de cooperativas de catadores e é uma das articuladoras nacionais do movimento. Aline foi beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida, criado durante a gestão do PT, de acordo com informações divulgadas pela assessoria do presidente.

A posse de Bolsonaro, por sua vez, seguiu a tradição da cerimônia, e a faixa foi colocada pelo antecessor no cargo, Michel Temer.

A realização de shows após a cerimônia de posse neste domingo lotaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como mostram as imagens acima. Pablo Vittar, Duda Beat, Martinho da Vila, Maria Rita, Margareth Menezes e Baianasystem estão entre os músicos que se apresentaram.

No final de 2018, às vésperas da cerimônia de posse de Bolsonaro, a organização do evento cancelou shows dos sertanejos Zezé di Camargo & Luciano e Eduardo Costa, que estavam programados para se apresentar no dia 1° de janeiro de 2019. Questões de segurança foram apontadas como a motivação do cancelamento das apresentações.

Diferenças entre as duas posses também são percebidas em outros aspectos das cerimônias. A posse do petista contou com 65 delegações estrangeiras, 19 a mais do que a de Bolsonaro.

Com informações do site O Globo.