Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 7 de maio de 2024
A validade do concurso público para o cargo de consultor do Tesouro Estadual foi prorrogada por dois anos. A medida foi oficializada por meio do Edital Seger/Sefaz n° 02/2024, publicado na última sexta-feira (03), no Diário Oficial do Estado. Realizado em 2022, o certame teve o resultado final publicado em 2022, quando 14 novos consultores do Tesouro Estadual tomaram posse na Secretaria da Fazenda (Sefaz).
A prorrogação visa a garantir o aproveitamento de todo o trabalho envolvido na preparação e realização do processo seletivo, observados os princípios e os interesses da administração pública. O concurso para consultor do Tesouro Estadual contou com mais de 1.942 inscritos, para o preenchimento de 14 vagas diretas e outras 100 que formam o cadastro de reserva.
O consultor do Tesouro Estadual é o profissional responsável por coordenar as finanças públicas do Estado do Espírito Santo. O trabalho compreende desde a etapa inicial de elaboração do orçamento público até a elaboração da prestação de contas do governador do Estado, além do acompanhamento da execução de pagamentos e transferências intergovernamentais.
O trabalho vem sendo reconhecido em nível nacional, tendo em vista que o Espírito Santo é um dos únicos entes públicos a obter Nota A há 12 anos consecutivos na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
A conquista da nota mais alta é um reconhecimento à qualidade das contas públicas e ao equilíbrio fiscal da gestão estadual, além de ser um indicador importante para ampliar o acesso do Estado a garantias da União na contratação de operações de crédito destinadas a viabilizar novos investimentos.
Além disso, o Estado também é Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em 2023. A análise efetuada pela STN verifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais disponibilizados pelos entes federativos no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).