Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 17 de julho de 2024
Com uma solução inovadora para o tratamento de esgoto, sem o uso de produtos químicos e a partir do uso de biotecnologia patenteada, a startup Zero Esgoto tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e é reconhecida no cenário nacional. Entre as conquistas, a empresa foi a campeã como a Startup de Maior Impacto ESG prêmio iNO.VC da ArcelorMittal.
A startup foi escolhida também pelo programa de inovação aberta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a maior companhia de saneamento da América Latina. Outra conquista importante para a empresa capixaba foi o desafio internacional e agora celebra uma parceria estratégica com a Águas do Rio para limpar a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A iniciativa vai colaborar em um projeto transformador de despoluição da Baía de Guanabara, um dos principais cartões postais do País.
A empresa recebeu apoio da Fapes por meio do edital nº 09/2022 – Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixaba e do edital nº 16/2022 – Apoio a Projetos Inovadores e Spin Off II.
O diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão afirma que a evolução das startups capixabas tem sido constante, o que está sendo possível graças à dimensão do investimento e apoio feito pela Fundação por meio de Editais de fomento à inovação. “É com orgulho que acompanhamos essas trajetórias de sucesso. O desenvolvimento econômico e social de nosso Estado depende de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. É gratificante observar os resultados alcançados pelos pesquisadores e empreendedores capixabas”, disse Varejão.
O pesquisador da startup, Adalberto Pinheiro, explica que a empresa utiliza um processo biotecnológico inovador que, associado a um sistema de tratamento, consome a matéria orgânica e, como resultado, devolve água tratada ao meio ambiente.
“O financiamento fornecido pela Fapes tem permitido que a Zero Esgoto invista em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para aprimorar sua tecnologia de tratamento de esgoto. Além disso, com recursos da Fapes temos a oportunidade de participar de projetos de expansão de mercado no âmbito nacional e internacional. O apoio para participação em eventos também tem sido fundamental e gerou grandes oportunidades de parcerias com instituições como BNDES, Sabesp, Águas do Rio e Nestlé, entre outras”, contou Pinheiro.
O que são os editais da Fapes que apoiaram a startup?
A startup é apoiada financeiramente pela Fapes em dois editais de fomento à inovação. São eles:
Chamada pública 09/2022 – Apoio a Negócios de Impacto (NIS), que tem a finalidade de apoiar empreendimentos que tenham como foco o socioambiental e a inovação, por meio da concessão de recursos via subvenção econômica, para promover o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos (bens ou serviços) e de processos inovadores.
Edital 16/2022 – Apoio a Projetos Inovadores e Spin Of II, que tem o objetivo de apoiar a criação de spin off empresariais, ampliando a atividade produtiva e as ações de inovação do Espírito Santo.