SESM e FAESA assinam termo de cooperação para impulsionar projetos voltados para as mulheres

Entre os projetos que integram o termo de cooperação, o carro-chefe é o apoio técnico à criação de um programa institucional de combate às violências.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 6 de setembro de 2024


Em um passo significativo para a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento a todas as formas de violência contra meninas e mulheres no Espírito Santo, a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) firmou, nessa segunda-feira (26), um termo de cooperação com a FAESA para fortalecer projetos voltados às mulheres, com destaque especial para o apoio técnico à criação de um programa institucional da Faesa de combate às violências contra as mulheres, com protocolos, ações contínuas e engajamento efetivo de toda a comunidade acadêmica.

A solenidade de assinatura, realizada na FAESA, foi marcada por discursos emocionantes que evidenciaram a importância desta parceria. A Secretaria das Mulheres tem desempenhado um papel fundamental na promoção de políticas públicas que garantem os direitos das mulheres capixabas, e essa cooperação com a FAESA abre novas portas para a ampliação dessas ações.

Entre os projetos que integram o termo de cooperação, o carro-chefe é o apoio técnico à criação de um programa institucional de combate às violências contra as mulheres com a elaboração de um protocolo que vai envolver todo um processo de acolhimento e direcionamento de quem se sente em situação de violência. Serão trabalhadas campanhas de conscientização no ambiente acadêmico e ações no entorno.

O projeto Atlas das Mulheres do Espírito Santo, que integra essa parceria, é uma iniciativa inovadora que visa mapear a realidade das mulheres no Estado, identificando suas diversas realidades. Este projeto será essencial para orientar políticas públicas mais assertivas e eficazes, baseadas em dados concretos e atualizados.

Durante o evento, a secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, ressaltou o impacto transformador que essa cooperação pode trazer: “O Atlas das Mulheres do Espírito Santo é mais do que um projeto, ele vai marcar a história das mulheres do Estado e até do Brasil, porque é algo inédito. Através deste mapeamento, poderemos entender de forma mais profunda as realidades das nossas mulheres e, assim, desenvolver políticas conhecendo o perfil dessas mulheres negras dentro da sua interseccionalidade, mulheres quilombolas, mulheres indígenas, mulheres LGBTQIA+, mães solos, mulheres ciganas, mulheres brancas, mulheres pomeranas e todas as suas pluralidades, diversidades e desigualdades”, detalhou

Além do Atlas, a parceria com a FAESA abrange outros projetos, como Conexões Quilombolas, um projeto de pesquisa executado em oito comunidades nos municípios de Montanha, Conceição da Barra, Ibiraçu, Cachoeiro e Guaçuí. Esse projeto, hoje executado na SESM, nasceu no Incaper, tem recursos da Seag e Fapes.

A assessora estratégica institucional da SESM, Jaqueline Sanz, responsável por conduzir as pesquisas com a FAESA destacou que as parcerias com instituições de Ensino Superior são estratégicas para uma secretaria intersetorial como a nossa. Trabalhar em espaços acadêmicos nos permite atuar diretamente com pesquisadoras, ao mesmo tempo que nos permite atuar diretamente com profissionais em formação. Promover a igualdade de gênero e o enfrentamento às diversas formas de violência diretamente com docentes, pesquisadores e profissionais em formação nos possibilita pensar em transformações possíveis e necessárias na nossa sociedade. Quando a gente percebe possibilidades de engajamento de pessoas e instituições, acreditamos ser mais fácil a implementação de projetos e políticas importantes”.

A pró-reitora da FAESA, professora Carla Letícia Alvarenga Leite, também compartilhou seu entusiasmo com a assinatura do termo. “A FAESA é uma instituição de excelência com foco no sucesso dos nossos estudantes e com a clara missão de promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento e a gente não faz isso sozinho, né? A gente acredita no poder do conhecimento e no poder do conhecimento que só se torna realidade quando nós somamos inteligências, né? Quando somamos também paixões e dedicação para a transformação. Então junto com vocês da Secretaria queremos que saiam grandes projetos para grandes transformações. A FAESA tem um compromisso com a formação integral dos nossos estudantes, e essa parceria nos permite ir além das salas de aula, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

A assinatura deste termo de cooperação é um marco na luta pelos direitos das mulheres no Espírito Santo e reflete a união de forças entre instituições comprometidas com a construção de um futuro no qual todas as mulheres tenham acesso às oportunidades e possam viver com dignidade e respeito.

Com essa parceria, os projetos não serão apenas um mapeamento, mas um farol que guiará o Estado rumo a um futuro mais igualitário, no qual as políticas públicas serão, de fato, um reflexo das necessidades e anseios de cada mulher capixaba.

Ao final do evento houve uma roda de conversa com o tema “Violência contra a mulher: todo mundo precisa meter a colher”, mediado pela professora da FAESA, Mirella Bravo, e a participação da secretária Jacqueline Moraes e a gerente de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da SESM, Fabiana Malheiros.




RELACIONADOS