Sejus e Sedu representam Espírito Santo no I Seminário de Socialização de Políticas Públicas nas Unidades Prisionais no Pará


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 19 de abril de 2024


A Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu) representam o Espírito Santo no I Seminário de Socialização de Políticas Públicas nas Unidades Prisionais, realizado no Estado do Pará. O encontro foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do estado paraense, com encerramento nesta quinta-feira (18).

O evento, com início nessa terça-feira (16), também teve a finalidade de estreitar o diálogo dos estados para a superação de dificuldades nas implementações das políticas públicas de ressocialização, em especial, a escolarização.

A subgerente de Educação nas prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira, destacou os números obtidos no Espírito Santo. “A educação ofertada no sistema prisional do Espírito Santo é uma referência nacional. Atualmente, temos 3.600 internos alunos em salas de aula, cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um trabalho conjunto com a Secretaria da Educação (Sedu). Pudemos expor as boas práticas do Espírito Santo durante o evento e também conhecer o que os demais estados desenvolvem nesta área”, disse Silvia Moreira.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger, ressaltou que essa é uma oportunidade de mostrar o trabalho intersetorial com a Sejus, que favorece o processo de escolarização ofertado. “Nesse contexto, estamos evidenciando nossa experiência com a implantação dos Cursos Técnicos em Logística, a remissão de pena pela leitura e a descentralização de recursos de custeio e capital para as escolas referência e exclusivas. Estamos muito felizes em socializar com o Brasil o trabalho sério desenvolvido em nosso Estado, que é fruto de uma gestão comprometida com o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade”, afirmou Mariane Berger.