Sejus e Sectides ofertam 45 vagas em cursos profissionalizantes para egressos do sistema prisional


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 6 de janeiro de 2022


O ano começa com oportunidades de qualificação para os egressos do sistema prisional. Uma parceria firmada entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) oferta 45 vagas em cursos profissionalizantes, com carga horária de 160 horas.

Há vagas para formação de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, curso que acontece entre fevereiro e junho deste ano, no turno vespertino, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Vitória. Além disso, estão sendo ofertadas 30 vagas em duas turmas de Agente de Limpeza e Conservação, sendo 15 vagas para o período matutino e outras 15 no turno vespertino. As turmas acontecem entre fevereiro e maio deste ano e o local ainda está sendo definido.

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, ressaltou que as ofertas de cursos são uma oportunidade de transformação profissional do cidadão. “Estamos investindo em educação formal e profissional nas unidades prisionais, inclusive com parcerias para que o egresso tenha oportunidades no mercado de trabalho. O Governo do Estado tem proporcionado a qualificação dos capixabas, por meio do Qualificar ES. Muito nos orgulha ter a parceria com a Sectides, contemplando esse público tão vulnerável”, pontuou Mello.

Os interessados nos cursos, que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), podem se inscrever até o dia 04 de fevereiro, no Escritório Social. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, no Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

“É fundamental que essas pessoas tenham novas oportunidades de reinserção na sociedade e não existe opção melhor do que a educação. Acreditamos profundamente no poder de transformação que a educação proporciona à vida das pessoas. Por isso, sob orientação do nosso governador Renato Casagrande, a Sectides investe e amplia a cada semestre na oferta de cursos de educação profissional, para capacitar e melhorar a qualidade de vida de todos os capixabas”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.