Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 29 de maio de 2024
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência do Regime de Colaboração com os municípios, realizou, na última quarta-feira (22), o Seminário do Ciclo de Gestão do Pacto da Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), destinado aos secretários municipais de Educação. O objetivo do encontro, realizado em Vitória, foi promover reflexões sobre a liderança dos gestores educacionais nas políticas voltadas para resultados de aprendizagem e alfabetização na idade certa, enfatizando a comunicação com os agentes responsáveis pela metodologia do Ciclo de Gestão do PAES.
O Ciclo de Gestão é uma abordagem metodológica centrada em resultados de aprendizagem e equidade. Abrange 362 escolas municipais que ofertam o Ensino Fundamental anos iniciais, utilizando estratégias que incluem a análise e o monitoramento de indicadores educacionais, e a formulação de planos de ação para aprimorar o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, visando à garantia da alfabetização na idade adequada.
Além dos secretários municipais, estiveram presentes no evento a secretária de Estado da Educação em exercício, Andréa Guzzo; a subsecretária de Estado de Articulação Educacional, Darcila de Castro; o gerente do Regime de Colaboração com os Municípios (Gerco), Saulo Andreon, e técnicos regionais do PAES.
A programação contou com uma apresentação de Ginástica Rítmica das alunas da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professora Raymunda de Mendonça, de Vila Velha; com o diálogo sobre o papel do dirigente municipal frente ao desenvolvimento da metodologia do Ciclo de Gestão; e uma palestra conduzida pela consultora pedagógica do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, que abordou o tema “Liderança e o Papel Estratégico dos Gestores Educacionais”.
Na etapa final do evento, os(as) secretários(as) participaram de uma oficina com a metodologia ativa “Rotação por Estações”, que envolveu quatro atividades práticas sobre as diferentes etapas do Ciclo de Gestão, com o objetivo de fixar os conhecimentos apreendidos.