Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 12 de abril de 2024
A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nessa quarta-feira (10), os documentos orientadores elaborados sobre a Busca Ativa Escolar (BAE) e sobre o Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE), ambos componentes do programa Todos na Escola, do Governo do Estado. Os documentos apresentam as diretrizes e estratégias para identificar e abordar casos de estudantes fora da escola e oferecem orientações para a implementação do PAIE.
A Busca Ativa Escolar é um conjunto de ações direcionadas para assegurar o acesso e a permanência na escola dos estudantes em situação de infrequência, abandono e evasão escolar, garantindo-lhes o direito da aprendizagem. Entre os principais objetivos estão conhecer a realidade dos estudantes; identificar as necessidades e demandas das famílias e dos territórios; manter o vínculo do estudante com o processo educativo, entre outros.
CLIQUE AQUI e confira o Documento Orientador Busca Ativa Escolar.
Já o Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE) é uma estratégia que visa a promover a aproximação entre estudante, escola, comunidade e família, com o propósito de assegurar tanto a redução dos índices de reprovação, evasão e abandono escolar, quanto a melhoria dos indicadores de desempenho dos estudantes e, consequentemente, da unidade escolar.
CLIQUE AQUI e confira o Documento Orientador Projeto Agente de Integração Escolar.
“Os documentos orientadores sobre a Busca Ativa Escolar e sobre o Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE) são ferramentas essenciais para o entendimento sobre a garantia do direito à educação de todos os alunos no Espírito Santo. Por meio da Busca Ativa Escolar e da integração com a comunidade, podemos construir uma educação mais justa e inclusiva para todos”, afirmou Rosângela Vargas, gerente de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar.
Todos na Escola
O programa Todos na Escola tem como objetivo identificar as crianças, adolescentes e jovens que estão fora da escola, bem como os estudantes em risco de abandono escolar, e propor o desenvolvimento de ações que contribuam com o acesso e a permanência desses estudantes no ambiente escolar. Clique aqui para saber mais