Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 4 de setembro de 2024
Promover a qualificação dos setores de recursos humanos das empresas capixabas é o objetivo do curso “Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, que tem início nesta terça-feira (03). A ação integra o Projeto Acessibilidades e é desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES), por meio de convênio de Cooperação Técnica.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da capacitação. “De acordo com levantamento realizado pela nossa secretaria, 6,7% da população capixaba são de pessoas com deficiência e a elas precisamos garantir os direitos, inclusive ao trabalho. Para isso, estamos promovendo este curso que possibilitará às empresas o aperfeiçoamento dos setores de recursos humanos e, por consequência, a inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho”, frisou.
A capacitação será on-line e é composta por seis encontros com temáticas diferentes. A intenção é orientar as empresas sobre temas que tratam desde a divulgação de vagas até o acompanhamento/crescimento do empregado com deficiência. O curso terá aulas dinâmicas, que contarão com a participação de profissionais capacitados e pessoas com deficiências para um diálogo aberto sobre as barreiras a serem eliminadas na empregabilidade da pessoa com deficiência.
A primeira aula abordará os temas: “Lei de Cotas e descrição das vagas de trabalho para pessoas com deficiência”, “Capacitismo: do que estamos falando?” e “Emprego Apoiado”. Já nos encontros seguintes, os assuntos abordados serão: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades de trabalho. As temáticas serão voltadas para pessoas com deficiência física; com deficiência visual e sensorial; para as pessoas com autismo; e, com deficiência intelectual e múltipla. Ao término do curso, haverá certificação para os participantes.
As empresas interessadas em participar do curso “Empregabilidade da Pessoa com Deficiência” podem realizar a inscrição pelo formulário no link: https://link.mpt.mp.br/Udslxli
Levantamento Socioeconômico
De acordo com o Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência, organizado pela SEDH no Espírito Santo, de acordo com dados de 2021, no Espírito Santo, 276.305 pessoas, 6,7% da população, são pessoas com deficiência. Desse total, 128.803 eram empregados com Carteira de Trabalho assinada; 58.708 empregados sem carteira assinada; 15.267 empregados pelo regime jurídico dos funcionários públicos; 61.926 trabalhavam por conta própria; 6.096 empregadores; 725 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) ou Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e 4.781 não remunerados.
Entre os municípios capixabas, Serra lidera no número de pessoas com deficiência trabalhando com carteira assinada, 21.035. Em segundo lugar está Vila Velha, com 16.274 com carteira assinada. Na sequência Cariacica, com 16.743 pessoas com deficiência com carteira assinada. Em quarto lugar, a Capital Vitória, que conta com 10.923 trabalhando com carteira assinada.
Programação:
Data: 03/09/2024, das 8h às 11h
Lei de Cotas e descrição das vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Capacitismo: do que estamos falando?
Emprego Apoiado
Data: 10/09/2024, das 8h às 11h
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades de trabalho e as pessoas com deficiência física.
Data: 17/09/2024, das 8h às 11h
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência visual e sensorial.
Data: 24/09/2024, das 8h às 11h
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidade e as pessoas com autismo.
Data: 01/10/2024, das 8h às 11h
Barreiras sociais e físicas: acessibilidade, relações interpessoais, possibilidades e as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Data: 08/10
Avaliação
Encerramento