Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Cultura No dia: 9 de abril de 2024
Uma comitiva formada pelo secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, pelo presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edson Neto, além de diversos representantes de escolas de samba, esteve em Brasília nessa quarta-feira (03), para uma série de encontros visando ao apoio do Governo Federal ao carnaval capixaba, bem como sua divulgação internacional. A mobilização foi feita pelo senador Fabiano Contarato.
Na ocasião, a comitiva apresentou um plano estratégico no intuito de incluir a festa do Espírito Santo no calendário nacional, a exemplo do Rio de Janeiro e de São Paulo, não apenas posicionando o evento entre os principais do país, mas também apresentando para os turistas internacionais, sobretudo a fim de atrair mais público e mais investimento, fortalecendo ainda mais a cultura e o turismo no estado.
A comitiva, inicialmente, encontrou-se com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que ressaltou a potência do carnaval brasileiro como um dos principais atrativos para a vinda de turistas estrangeiros. Algo que, além de propiciar a geração de mais trabalho e renda, fortalece a identidade cultural brasileira fora do país.
Mais tarde, a comitiva foi recebida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, na sede do Ministério da Cultura (MinC), ocasião em que se debateu o apoio do Governo Federal aos desfiles das escolas de samba do Espírito Santo, contando pela primeira vez com o respaldo do MinC. Um marco na história do carnaval capixaba.
Atualmente, o Carnaval Capixaba conta com apoio de algumas prefeituras e do Governo do Espírito Santo. Contudo, a Secretaria da Cultura (Secult) está trabalhando em conjunto com a Liesge nos desdobramentos dessa parceria inédita com o MinC e o Governo Federal visando ao fortalecimento do nosso carnaval, por meio de apoio institucional, seja disponibilizando recursos, seja contribuindo para dar mais visibilidade e alcance à tradicional festa popular.