Secont discute controle interno e valor à gestão no Encco 2024


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 25 de junho de 2024


Controle interno, governança organizacional, gestão de riscos institucionais e transparência pública em pauta. A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa quarta-feira (19), do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco 2024). O evento aconteceu no Vidam Hotel, localizado no município de Aracaju, em Sergipe.

O encontro reuniu mais de 60 conselheiros de todo o país, procuradores e colaboradores das 33 Cortes de Contas do Brasil. A cerimônia teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações e experiências entre as entidades e a elaboração de cartas de compromissos, notas técnicas, cartilhas, entre outros documentos que servirão de subsídios para os Tribunais de Contas (TCs).

Na oportunidade, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ministrou a palestra “Agregando valor à gestão”, com a intermediação do coordenador de mesa Rodrigo Coelho do Carmo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), no segundo dia de programação do encontro.

Durante a apresentação, Camata abordou tópicos fundamentais para a gestão e administração pública, como indicadores do Painel de Ouvidoria do Estado, benefícios da aplicação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o setor público (IA-CM), dados do Diagnóstico Nacional do Controle Interno criado pelo Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci) e o funcionamento e a elaboração do Guia Estadual sobre Riscos e Controles em Compras e Contratações Públicas, lançado pela Secont no final de 2023.

No final da exposição, o secretário reforçou a relevância dos temas envolvendo controle interno e auditoria que foram discutidos durante o evento. “A discussão sobre quais faculdades irão trabalhar no processo de Auditoria Interna para o espaço público é extremamente importante, porque ela é voltada à execução de políticas públicas, às entregas para os cidadãos e para a consolidação de um país com vieses diferentemente daqueles que a profissão de Auditor foi criada”, salientou.

Sobre o Encco 2024

O Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco 2024) teve início na manhã dessa terça-feira (18), com a realização de reuniões técnicas divididas em três eixos temáticos: Corregedoria, Controle Interno e Ouvidoria.

O evento foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). Na ocasião, foram discutidos assuntos focados no papel do controle interno na Nova Lei de Licitações e Contratos, governança organizacional e gestão de riscos institucionais, contribuições do controle externo para o aprimoramento dos controles internos e pautas relacionadas à transparência pública.




RELACIONADOS