Secont debate gestão de riscos e integridade no Simpósio Internacional ‘Compliance e Eleições’


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Política No dia: 16 de julho de 2024


Com o tema “Compliance e Eleições”, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou do Simpósio Internacional promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O evento aconteceu na última sexta-feira (05), na sede do Tribunal, na Enseada do Suá, em Vitória.

O simpósio teve como objetivo a promoção de um amplo debate sobre as atualizações da legislação e os principais erros cometidos por gestores e políticos. Além disso, o evento também abordou dicas para mitigar riscos relacionados às violações da legislação eleitoral. Foram discutidos temas, como ética na política, transparência, prestação de contas, entre outros aspectos fundamentais para a integridade do processo democrático.

A programação contou com uma mesa-redonda sobre “Compliance e Eleições”. Na oportunidade, estiveram ministrando o painel a presidente de mesa Paula Fernanda Almeida de Pazolini, promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES); Edmar Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência; Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan); Luciano Pingo, presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); Tiago Cunha Ferreira, superintendente jurídico do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes); e Cássius Guimarães Chai, promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a discussão sobre a temática é fundamental para a garantia da transparência e da integridade no período eleitoral. “Não podemos deixar de destacar a importância da aplicação de iniciativas de gestão de riscos e de controle nos órgãos governamentais, pois elas asseguram o combate à corrupção e à promoção da integridade, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática”, afirmou.