Projeto “Recicla Guaçuí” recolhe 80 litros de óleo de cozinha usado em escola


Publicado por: Redação Em: Geral No dia: 15 de maio de 2023


Mais oitenta litros de óleo de cozinha usados foram recolhidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na tarde desta segunda-feira (09), no Centro Municipal de Educação Infantil Zélia Vianna de Aguiar.

A ação faz parte do Projeto Recicla Guaçuí, que tem por objetivo conscientizar e fortalecer a reciclagem do município por meio de atitudes que devem ser evitadas, como não desperdiçar água potável, dando dicas de como reaproveitar água, não jogar lixo nas ruas e calçadas e principalmente destacar a importância da reciclagem com destaque ao resíduo eletrônico, vidro e óleo de cozinha usado.

Importante frisar que quando jogado no meio ambiente, o óleo de cozinha é altamente poluente. Estima-se que cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água, sem contar que ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

 

Recicle o óleo

É simples reciclar o óleo de cozinha. O correto é colocar o óleo usado em garrafas PET (de refrigerante), fechar bem o recipiente e depositá-lo em algum Ponto de Entrega Voluntária (PEV), ou entregar diretamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Restaurantes, cozinhas industriais, lancherias, padarias e outros estabelecimentos que geram esse resíduo em quantidade, podem aderir à campanha, solicitando a coleta periódica do óleo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (28) 3553-2462.

Todo o óleo de cozinha é registrado em relatório e encaminhado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí, gerando renda, incrementando a economia local e cumprindo o papel ambiental.