Projeto interdisciplinar reforça aprendizado com atividade lúdica em escola de Alegre


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 29 de abril de 2024


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, em Alegre, realizou, na última semana, uma atividade interdisciplinar da área de Linguagens para reforçar conteúdos acerca dos descritores, visando ao fortalecimento das avaliações externas. Já com as séries iniciais, foram trabalhadas perguntas para desenvolver a escuta ativa e a interpretação.

Para atrair a atenção dos estudantes, a escola apostou em levar o conteúdo por meio da brincadeira de perguntas, no formato “passa ou repassa”. O objetivo foi promover o entendimento para os estudantes de que um mesmo assunto pode ser estudado de diversas maneiras, em diversas disciplinas.

A professora de Língua Portuguesa, Caroline de Jesus Pirovani, destacou que as atividades interativas facilitam o reforço do aprendizado para os alunos. “Sabemos que a matéria de Língua Portuguesa em si tem muito conteúdo, por isso é de grande importância buscarmos inovar nas nossas práticas, com intuito de fazer os alunos aprenderem de uma forma íntegra. Nessa ação, os alunos ficaram animados e já estão pedindo mais, pois o diferencial foi colocar a Língua Portuguesa com a Educação Física, duas disciplinas distintas”, disse.

Como resultado, a atividade promoveu a interação entre essas disciplinas como forma de possibilitar a formulação do saber crítico-reflexivo do aluno, que é necessário ser valorizado cada vez mais no processo de aprendizagem. De forma lúdica, a escola conseguiu minimizar a fragmentação entra as disciplinas e proporcionar um diálogo entre elas, trazendo uma compreensão completa dos temas estudados em sala.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Ana Laura Chamasquini, disse que foi um momento de aprender mais sobre as disciplinas. “Aprendemos que a área de Linguagens não é só Língua Portuguesa. Todos os alunos participaram bastante e demonstraram interesse. Toda a turma se esforçou muito para conseguir responder às perguntas”, contou.