Primeira Turma do STF mantém prisão de Zé Trovão

Ele virou alvo da Corte por comandar ameaças às instituições democráticas na convocação de 'atos violentos de protesto' durante as manifestações do Sete de Setembro

Publicado por: Agencia de Notícias Em: Política No dia: 13 de dezembro de 2021


Por quatro votos a zero, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão do caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Nesta segunda-feira, votou o ministro Dias Toffoli, o último que ainda não tinha se manifestado no julgamento. Além dele, votaram da mesma forma o relator, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

O ministro Alexandre de Moraes, que também integra a Primeira Turma, se declarou impedido de participar do julgamento, porque o pedido da defesa de Zé Trovão questiona um ato do próprio Moraes. Foi ele o ministro responsável por mandar prendê-lo.

O julgamento começou em 3 de dezembro e ocorreu no ambiente virtual, em que os ministros votam pelo sistema eletrônico da Corte, sem a necessidade de se reunirem. Os ministros tinham até hoje para votar.