Publicado por: Redação Em: Judiciário No dia: 18 de maio de 2021
Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no ES, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (17) para pressionar o judiciário ao não fechamento de 27 comarcas no Espírito Santo.
A reunião aconteceu no plenário da Assembléia Legislativa, e, reuniu cerca de 100 pessoas, além de transmissão online pelas redes sociais.
O julgamento da integração de comarcar no estado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) será retomado nos próximos dias, e na reunião, parlamentares e representantes defenderam o acesso a cidadania e maior diálogo com o judiciário.
Em nota, o TJES informou que o maior ganho com a integração de Comarcas é, na falta irremediável de magistrados e servidores, facilitar acesso do cidadão ao Judiciário.
“Os juízes de comarcas com poucos processos podem ajudar naquelas onde existe uma sobrecarga, o que vai aumentar é a eficiência, a produtividade, a velocidade na resposta e, inclusive, o efetivo acesso à justiça”.
Segundo o Tribunal, a decisão de fechar as comarcas é para reduzir despesas e “e não há possibilidade de qualquer órgão ou Poder, por mais bem intencionado que esteja, ajudar nessa solução, já que ela é dependente do aumento da arrecadação”.