Publicado por: Redação Em: Política No dia: 20 de fevereiro de 2021
O colunista politico do jornal A Gazeta, Victor Vogas, afirmou em uma matéria publicada na última sexta-feira (20), que o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), pode disputar a eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo.
Ainda segundo o jornalista, Victor não confirmou a informação, mas, nos bastidores, sabe-se que o atual prefeito de Cachoeiro tem a preferência do governador Renato Casagrande (PSB) e vem sendo convencido pelo atual presidente Gilson Daniel.
No páreo ainda tem o prefeito de Ibatiba Luciano Pingo(REPUBLICANOS), o ex-prefeito de Nova Venécia Mário Sérgio Lubiana (PSB) eo prefeito de Anchieta Fabrício Petri (PSB).
Pela primeira vez na história da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), a presidência da instituição pode ficar na mão de um prefeito de Cachoeiro de Itapemirim.
Desde que foi criada, em 1972, a Amunes foi presidida por 20 prefeitos. Nenhum deles cachoeirense. Do sul do Estado, Anchieta, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante já presidiram a Amunes. Agora, com a força que vem demonstrando Victor Coelho, pode ser que isso aconteça.
Victor, na verdade, cumpre uma importante função de transição geracional na política cachoeirense. Essa transição, na verdade, poderia ter começado com Carlos Casteglione, quando derrotou Theorico Ferraço e Roberto Valadão, mas ele não conseguiu se consolidar e afundou junto com o seu partido, o PT.
Ao contrário de seu antecessor, Victor vem demonstrando habilidade política, conseguindo deixar o seu projeto distante da polaridade que vem desgastando o país entre a direita e a esquerda. Com duas vitórias acachapantes para a prefeitura de Cachoeiro, ele pode iniciar uma nova era no município, sendo ele o marco histórico do pós Valadão, Ferraço e Casteglione, o nome da nova política, comandando os rumos do sul do Estado.
Presidir a Amunes requer uma capacidade que Victor tem: a de reunir figuras com ideologias distintas em torno de um projeto coletivo para o bem comum.