PP, DEM e PSD: Uma possível chapa majoritária 100% feminina


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 24 de agosto de 2020


O DEM se reuniu com o PSD na tentativa de construir uma aliança para a eleição desse ano em Cachoeiro de Itapemirim. O diálogo se deu em um momento em que ambos os partidos já tem pré-candidaturas a prefeito colocadas: Diego Libardi e Renata Fiorio, respectivamente. A aproximação coloca um ponto de interrogação no tabuleiro político eleitoral, porque o DEM já havia anunciado sua caminhada com o PP, de Fayda Belo.
Os três nomes aparecem com baixa intenção de voto nas pesquisas eleitorais. Juntos, poderiam se fortalecer e unificar uma oposição ao prefeito Victor Coelho.

Não se sabe exatamente o que motivou a conversa entre os dois partidos, mas, em uma análise com base nos números, o que leva a crer é que Theodorico Ferraço, mentor de Diego Libardi, pode ter visto que seu pupilo não emplacou e está em busca de um novo caminho para ele. Seria possível o DEM ir como vice de Renata?
Dessa forma, Fayda Belo, que já anunciou sua caminhada com o DEM, ficaria como coadjuvante no processo eleitoral. Com PSD e DEM encabeçando a chapa, ao PP restaria a proporcional, sabe-se lá em quais condições. Ou, então, Diego sai de cena e entra uma chapa 100% feminina, composta por Renata e Fayda.

Outra possibilidade é o presidente do PSD, Neucimar Fraga, estar usando a pré-candidatura de Renata para “vender” o seu partido no Estado em seu favor, como já fez em outras campanhas eleitorais. Abrindo mão de uma candidatura de prefeito em uma cidade polo como Cachoeiro, Neucimar poderia viabilizar importantes apoios para seus projetos em 2022.

Nesse quebra-cabeças eleitoral, algumas peças ainda precisam se encaixar para que a aliança entre os três partidos verdadeiramente se consolide.