Porto Central inicia dragagem no mar de Presidente Kennedy


Publicado por: Redação Em: Economia No dia: 26 de julho de 2020


Um pescador flagrou na manhã do último sábado (25), no mar de Presidente Kennedy, um navio de dragagem tirando areia do fundo do mar. A draga pertence a Van Oord, uma das empresas que realizará a construção do Porto Central.

À serviço da TPK Logística – proprietária do porto, o navio tem a função de tirar areia do fundo do mar para que o canal de acesso ao porto tenha pelo menos 25 metros de profundidade, para que o emprendimento seja um porto de águas profundas, ou seja, tenha estrutura para receber os maiores navios do mundo.

Atualmente estão sendo feitos estudos preliminares com o auxílio da draga para fazer um reconhecimento do terreno. É extremamente importante para que se possa conhecer em detalhes toda a área em que será realizada a obra no ano que vem. São estudos técnicos que preveem todos os obstáculos e alternativas de trabalho.

O início da primeira etapa de operação do Porto está previsto para 2021, mas com o advindo da pandemia COVID-19 esta previsão pode ser alterada.

Projeto
O Porto Central é um complexo industrial portuário multipróposito em desenvolvimento no Município de Presidente Kennedy/ES, sul do Estado do Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 2.000 hectares.

Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier.

O Porto Central será um porto que servirá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore, assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, GNL, rochas ornamentais, etc.

O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades (tais como dragagem, quebra-mar, cais e píeres e vias de acesso) e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins.

O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil.

*Com informações Kennedy em Dia