Polícia Militar dá início ao Estágio Profissional Supervisionado do Curso de Formação de Soldados


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Polícia No dia: 5 de setembro de 2024


Nesta sexta-feira (23), foi realizado um ato solene referente ao início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS) do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD), que reuniu autoridades civis e militares na Praça Oito, em Vitória.

Com uma carga horária total de 360 horas, o estágio ocorrerá até o dia 27 de outubro, período que 971 alunos soldados colocarão em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação na Academia de Polícia Militar (APM/ES).

Esta é uma etapa fundamental e imprescindível do curso, desempenhando um papel crucial na formação dos futuros policiais militares. O EPS é projetado para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, permitindo que os alunos soldados apliquem na prática as competências desenvolvidas durante o período de formação.

Conforme estabelecido pelo Projeto Pedagógico, o estágio permite que os alunos soldados desenvolvam e demonstrem as habilidades necessárias para a atuação no policiamento ostensivo no ambiente das unidades operacionais da Polícia Militar localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, bem como em blitzes realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Em seu discurso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, agradeceu pelos investimentos do Governo de Estado, destacando a importância do estágio para o reforço do policiamento nas ruas. “É nesse ambiente operacional que nossos alunos soldados vão aprimorar não apenas suas competências técnicas, mas também seu senso de responsabilidade, ética e trabalho em equipe. Eles aprenderão a lidar com desafios reais, a se adaptar a diferentes cenários e a agir com firmeza e empatia, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública”.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Leonardo Damasceno, também destacou a importância do reforço no policiamento com o empenho dos alunos soldados. “Este é um Estado que acredita na diferença que tem o policial na rua fazendo policiamento comunitário, que acredita na segurança pública e que acredita que a população merece esse investimento”.

Assim como fez o governador, Renato Casagrande, que em seu discurso à tropa salientou a prioridade do governo de reduzir a criminalidade, e em especial homicídios no Estado.  “Nós, de fato, assumimos o governo do Estado com um efetivo baixo, fizemos concursos para poder fazer frente ao enfrentamento à criminalidade. Esse é o nosso trabalho, o trabalho que tem um objetivo claro de estruturar cada vez mais nossas forças de segurança”.