Peeling de fenol: tudo o que você precisa saber sobre o polêmico tratamento

Dra. Roberta Goltara é dermatologista e explica sobre o procedimento

Publicado por: Redação Em: Saúde No dia: 27 de outubro de 2022


Por Roberta Goltara

Viralizou nas redes sociais essa semana, um vídeo de uma clínica de uma cidade no Rio Grande do Sul, mostrando uma espécie de passo a passo de um procedimento estético chamado de “peeling de fenol”. O vídeo, que já teve mais de 17 milhões de visualizações só no Tik Tok, apresenta o antes e o depois de uma senhora que fez o tratamento no rosto e ficou com um resultado surpreendente.
Esse tipo de tratamento existe e, como todo procedimento estético, precisa de cuidados. Em se tratando de peeling de fenol, inclusive, a atenção precisa ser redobrada, porque ele é agressivo, não é indicado para todos e só poder ser feito por dermatologista ou cirurgiões plásticos. Então, muito cuidado com o que oferecem pela internet, porque esse procedimento não é brincadeira e pode levar a pessoa a ter uma parada cardíaca.

O peeling de fenol é um peeling profundo que como qualquer peeling químico, ocorre uma queimadura na pele da pessoa, atingindo uma profundidade maior ou menor. Esse tratamento é indicado para pessoas com pele intensamente danificadas pelo sol.
O acompanhamento médico de profissional especializado é indispensável por alguns motivos: deve ser feito em centro cirúrgico; é muito doloroso; precisa de monitoramento cardíaco e renal do paciente; risco de arritmia; pode causa insuficiência renal; e precisa de um preparo psicológico intenso, porque a recuperação é demorada, podendo levar até um ano, exigindo muitos cuidados no decorrer desse processo.
O resultado é realmente surpreendente. Mas, como tudo na vida, para obter esse êxito através do peeling de fenol, é preciso um esforço enorme antes, durante e depois do procedimento.
Por isso, estude bem antes de procurar o tratamento. Procure um profissional para entender como funciona. Busque orientações com quem entende do assunto. Veja se o seu caso se encaixa nesse procedimento. Não acredite em tudo o que você vê na internet e pense que será fácil.
A medicina estética está cada dia mais avançada. E para usufruir dos benefícios desses avanços é preciso ouvir e ser orientado pelos especialistas na área.

 

Roberta Goltara é formada em medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM), de Vitória, ela fez residência médica em Dermatologia, credenciado pelo MEC e SBD pelo Hospital Heliópolis, São Paulo – SP; tem o Título Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; e mais de 30 qualificações e atividades profissionais voltadas para a dermatologia.




RELACIONADOS