Passagem de ônibus deve subir. Câmara e prefeitura se movimentam para evitar impacto


Publicado por: Redação Em: Economia No dia: 13 de dezembro de 2021


O ano tem sido pesado na economia brasileira. A alta da inflação tem elevado os preços de tudo o que a população precisa consumir no dia a dia. Até o cafezinho e pão com manteiga na padaria estão mais caros. O valor dos carros e motos disparou. E tem sido assim em todas as áreas. O próximo reajuste previsto é no valor da passagem de ônibus.

Como acontece historicamente, sempre que o fim do ano chega, o aumento na passagem de ônibus volta a ser o fantasma da vez. Pelo menos para o passageiro do transporte público. Não se sabe ainda os índices que serão praticados, mas, nos bastidores, empresários comentam que pode ser entre 11% e até 50%.

Em Cachoeiro de Itapemirim, prefeitura e Câmara de Vereadores devem se movimentar para evitar que mais esse impacto chegue ao bolso da população. Existe atualmente um debate acontecendo para saber como o Poder Público pode agir para reduzir o impacto para o usuário do transporte público municipal.

Fato é que a alta no valor do diesel acumula um aumento de mais de 60% em apenas um ano. Além disso, insumos necessários para a manutenção da frota também tiveram alta nos valores e, alguns casos, acima da inflação.

Para garantir a saúde financeira e o equilíbrio econômico da empresa que presta o serviço, será preciso, fatalmente, reavaliar o valor da tarifa. Mas, ao que tudo indica, a prefeitura vai se movimentar para evitar que isso aconteça.
Enquanto os dados não são trazidos à mesa, a população vive a expectativa. O jeito é esperar para ver.