Mário Louzada
É gestor ambiental, ex secretário de agricultura do ES, ex presidente do IDAF e ex secretário de meio ambiente de Cachoeiro.
Publicado por: Mário Louzada Em: Colunistas No dia: 24 de julho de 2023
O encontro municipal do Podemos realizado no último sábado, 22/07, na Câmara de Vereadores de Cachoeiro foi o grande fato político do fim de semana. Com a casa cheia de grandes lideranças políticas e de muita gente do povo, o encontro deu largada para a disputa local das eleições para prefeito na cidade com o presidente estadual do PODEMOS, o deputado federal Gilson Daniel, anunciando o deputado estadual Alan Ferreira como candidato do partido.
O cenário é animador quando analisamos pela óptica da renovação política. Temos pela direita o Júnior Correia, pela esquerda o experimentado Casteglione e pelo centro Allan Ferreira. Temos ainda correndo por fora o Dr. Bruno Resende que anda falando que não vai entrar na disputa e o ex-ferracista Diego Libardi, que abandonou Cachoeiro e foi trabalhar como secretário na prefeitura de Vitória. Acho pouco provável o cenário apresentar mudanças desses nomes. O fato é que há muito tempo não tínhamos tantas opções de diversos campos ideológicos como temos agora e isso pode dar ao eleitor cachoeirense uma oportunidade de escolha muito além do lado A e lado B.
Fora da bipolaridade esquerda x direita, Allan Ferreira segue fiel ao seu pensamento de centro e isso agrada a muitos eleitores que não suportam mais essa briga insano que estamos vivendo na política nacional. O jovem deputado tem desenvoltura para dialogar com os dois lados e principalmente para ouvir e entender o sentimento do povo trabalhador que habita os bairros populares da cidade, aliás ele mora em um deles.
Até outubro do próximo ano tem tempo de sobra para Allan costurar algumas alianças importantes e para isso vai precisar de muito jogo de cintura e muita humildade.
Atrair o deputado Bruno Resende traria uma musculatura importante e de uma faixa do eleitorado onde Allan ainda engatinha, que é a classe média e média alta da cidade. Nesse território a voz de Bruno é bem ouvida. Uma vitória de Allan pode impulsionar o sonho de Dr. Bruno virar Deputado Federal em 2026.
Terá que ter humildade para conversar com o grupo de Victor Coelho que foi peça importante em sua eleição para deputado. Rola nos bastidores muitos disse me disse sobre a relação desses dois personagens políticos e isso precisa ser estancado urgente. Converso muito com o Allan e sempre o escuto reconhecendo a importância de Victor Coelho em sua eleição, essa é a verdade.
Para esse projeto fluir mais facilmente seria de bom tom também uma boa conversa com o experiente Ferraço. Allan tem trânsito livre com ele, mas acredito que uma composição tendo Victor Coelho, praticamente inviabiliza a entrada de Ferraço, mas, na política nada é impossível. Alan também precisará acertar o discurso com o vereador Brás Zagotto e deixar claro que o candidato do partido será ele e não Brás.
Ademais o encontro do PODEMOS teve bons oradores como o Deputado Federal Gilson Daniel que está afinadíssimo com o governador Casagrande, o Prefeito Victor Coelho e aqui eu destaco a fala da Márcia Bezerra, atual Secretária Municipal de Ação Social. Marcinha tem tamanho e autoridade para falar de política séria e de fundamentos políticos como fidelidade, honestidade e comprometimento. Em nenhum momento essa pequena grande mulher se deixou abalar pelos obstáculos que apareceram nesses quase 07 anos de mandato e é uma das responsáveis pela boa avaliação de Victor Coelho. Márcia chegará no próximo ano com cacife para ser peça fundamental no projeto político do grupo, particularmente adoraria vê-la sendo uma das protagonistas no próximo pleito.