
Publicado por: Redação Em: Geral No dia: 8 de março de 2021
O Dia Internacional da mulher é comemorado neste 8 de março. A data é um ato simbólico para lembrar a luta das mulheres por direitos iguais e em favor do voto feminino, que aconteceu no século passado. No entanto, mesmo após todos esses anos, ainda há casos onde a questão de gênero parece não ter sido superada. Mas muita coisa já mudou e avançou.
Não faltam histórias de superação, que inspiram e dão ainda mais sentido ao Dia da Mulher. São Marias, Heloisas, Severinas, Bernadetes, Rosas, Marisas, Izauras, Valescas, Elianas e Martas. Mulheres fortes que sobreviveram. E entre tantos nomes e casos que merecem destaque, uma mulher que representa bem essa história de luta e conquistas é Lilian Siqueira Schmidt.
Atualmente, Lilian é secretária municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro de Itapemirim. Desde 2017 na função que é tradicionalmente ocupada por homens, ela virou o jogo, e já é a secretaria de esportes com mais tempo no cargo, o que dá respaldo para crescimento do trabalho, dando goleada como gestora. Ao lado do prefeito Victor Coelho, ela criou o Nosso Esporte Cachoeiro. Não é difícil ver como as ações dela à frente dessa Secretaria impactaram positivamente o município.

Lilian Siqueira e o prefeito Victor Coelho
Basta andar um pouco pela cidade e logo perceber que em cada canto do município existe uma “academia popular”. São equipamentos de ginástica instalados em praças e outros locais públicos, como parte do projeto Lazer para Todos e Espaço Viva Mais.
Essas ações, inclusive, não são isoladas. Segundo a secretária, o programa Nosso Esporte Cachoeiro, trabalha sob a ótica de quatro eixos estratégicos: o esporte educacional e de rendimento; o esporte de inclusão social; o esporte enquanto qualidade de vida; e o esporte como fomento à economia local.
“Dentro do primeiro eixo, destacamos com muita satisfação a criação do Bolsa Atleta, que é um auxílio financeiro mensal pago a atletas e paratletas que representam nossa cidade em competições oficiais das modalidades. Além disso, ampliamos os Jogos Interescolares envolvendo ainda mais escolas”, comentou Lilian.
“No eixo de Inclusão Social, buscamos identificar as entidades e projetos sociais que atuavam na cidade para firmar parceria e fomentar a participação de crianças e adolescentes das áreas mais vulneráveis”, continuou.
“No eixo Qualidade de Vida temos muito orgulho de noticiar que alcançamos em 2019 a meta de quatro mil pessoas praticando atividade física em Cachoeiro, na sua maioria eram mulheres, fruto da dedicação e empenho dos profissionais de educação física que compõem nossa equipe. Na parte de infraestrutura, realizamos a revitalização de 20 praças e várias delas com a implantação do projeto VIVA MAIS que oferece academia ao ar livre e orientação ao exercício”, enfatizou Lilian.

Sobre ser mulher e comandar uma secretaria tradicionalmente chefiada por homens, Lilian é cirúrgica: “é claro que uma liderança feminina na Secretaria de Esporte ainda sofre com olhares espantados de alguns, mas aos poucos vamos ultrapassando essas barreiras, demonstrando por nossos resultados que há igualdade de competência entre homens e mulheres. É o que sempre digo: devemos agradecer àqueles que admiramos e aos que não admiramos, pois com o primeiro aprendemos o que devemos fazer, e com o segundo o que não devemos. Talvez os que não acreditam ou simplesmente não gostam de ver uma mulher comandando uma pasta como a do Esporte, estejam resumindo essa ampla e transversal política ao time de pelada de futebol”.
E acrescenta: “uma boa gestão não tem gênero, tem liderança e equipe. Uma mulher é sempre mais julgada que o homem, às vezes até mesmo pelas próprias mulheres, mas estamos numa boa hora para mudar isso, o mundo todo está revendo padrões e nós, mulheres, podemos e devemos romper verdadeiramente com tudo que não é positivo para nós. Ficamos felizes com os direitos “iguais” que conquistamos, mas precisamos avançar muito no respeito e na equidade”.
Sobre Lilian Siqueira Schmidt
A secretária tem um extenso currículo de formação acadêmica e experiência no Poder Público. Confira:
– MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas
– Pós Graduada em Direito Judiciário pela Faculdade PIO XII
– Graduada em Administração em ênfase em Gestão de Negócios pela Faculdade Cândido Mendes
Iniciou a vida profissional na área de informática, cursou administração e se especializou na área de gerenciamento de projetos. “Acredito que um bom planejamento garante a organização que precisamos em todas as áreas da nossa vida, não só na administração de uma empresa. Paralelo a isso, estudei alguns anos até passar no concurso do Ministério Público do Espírito Santo, instituição da qual sou servidora efetiva”, disse Lilian.
“Ter sido aprovada num concurso como esse foi uma das maiores vitórias da minha vida, pois quando a gente está focada num resultado, tem que abrir mão de diversas outras coisas, e durante o período que eu estudava para concurso, abdiquei de tudo que tomasse meu tempo para me dedicar inteiramente nos momentos que podia, precisava de muita disciplina e disposição pois trabalhava dia inteiro e estudava a noite e fins de semana”, contou.

No Ministério Público, Lilian trabalhou no Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) que fica na Procuradoria Geral e também na Promotoria de Justiça de Colatina.
Durante aproximadamente seis anos, ela também trabalhou na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, ocupando diversos cargos, Gerente Administrativa, Gerente de Esporte Educacional, Comunitário e Lazer, Assessoria de Gabinete e Secretária de Estado. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque liderei projetos prioritários de governo, como a obra do Estádio Kleber Andrade e o projeto “Esporte Pela Paz” que compunha o eixo Proteção Social do coroado programa “Estado Presente”, chegando a atender mais de 10 mil crianças e adolescentes”, acrescenta Lilian.
Em 2016, na Prefeitura de Vitória, como Secretária Executiva da Fazenda, participou de um imponente projeto de governo de captação de recursos com vistas a um contrato de R$ 400 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que daria a Vitória a possibilidade de realizar os investimentos necessários no Programa de “Requalificação Urbana e Segurança Cidadã”, com obras de infraestrutura e equipamentos públicos, que incluía a Orla Noroeste, modernização e segurança da cidade dentro do conceito de cidade inteligente.


