Publicado por: Redação Em: Interior No dia: 23 de janeiro de 2025
Marcos Madureira é o nome que assumiu a vaga de deputado estadual na vaga deixada por Theodorico Ferraço, eleito prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Madureira, engenheiro e político experiente, é formado em engenharia civil no Rio de Janeiro, e teve uma carreira movimentada antes de retornar ao Espírito Santo. Trabalhou em grandes obras em várias partes do país, incluindo a construção de estradas como a emblemática Cuiabá-Porto Velho (BR-364), símbolo do período militar.
Ele atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entre 1983 e 1989, durante o governo de Gerson Camata, período em que ajudou a transformar o Espírito Santo com projetos que impulsionaram o desenvolvimento econômico do estado.
Madureira também possui uma história marcante no Legislativo. Ele foi eleito três vezes deputado estadual (1990, 1994 e 1998), sendo um dos parlamentares mais votados do estado na eleição de 1994, com 22.404 votos, 7.007 votos a mais do que o segundo colocado.
Em 2000, deixou a Assembleia e tornou-se conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), ocupando a presidência do órgão no biênio 2008-2009. Depois que se aposentou desse cargo, ele retornou à política, assumindo novamente o papel de deputado suplente em 2021 no lugar de Lorenzo Pazolini.
Ele é natural de Cachoeiro de Itapemirim, mas promete ter uma atuação voltada para os 78 municípios capixabas, com um mandato propositivo e enérgico, já que assume faltando apenas dois anos para concluir.