Manifestações de domingo (12) mostram que terceira via precisa trabalhar muito


Publicado por: Redação Em: Política No dia: 13 de setembro de 2021


As manifestações desse domingo (12) contra o presidente Jair Bolsonaro foram um fiasco. Os atos aconteceram em algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e em todas elas adesão popular foi fraquíssima.

Quem organizou os protestos foi o Movimento Brasil Livre (MBL), que tentou unificar as oposições a Bolsonaro em um ato conjunto. No entanto, partidos de esquerda, principalmente o PT, não participaram.
Os poucos manifestantes que apareceram atacaram Lula e Bolsonaro. Houve até quem pedia a volta de Temer.
O fato é que os protestos hoje serviriam mais para saber o tamanho da terceira via do que quem está de fato insatisfeito com Bolsonaro. E ficou claro: é preciso trabalhar muito para emplacar um nome fora da polarização entre PT x Bolsonaro, de modo que esse nome consiga ser verdadeiramente viável.

O saldo de hoje termina negativo para a turminha do MBL. Eles, aliás, superestimaram sua capacidade de fazer política. É natural perder a habilidade de enxergar a realidade quando se assume funções de poder, como acabou acontecendo com alguns nomes do MBL.

Eles já estiveram ao lado de Temer e de Bolsonaro e queriam agora o apoio do PT para os atos de hoje. Ou seja, não têm compromisso político com ninguém. Navegam conforme a conveniência. Apostam no discurso fácil, vazio e raso, como tem que ser na internet. Mas a vida real nem sempre dialoga com o mundo virtual.