Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 7 de outubro de 2023
Asustentabilidade é um tema que está em alta nos últimos anos. Cada vez mais a população sabe da importância de seus pequenos atos dentro de uma escala mundial, como por exemplo, o descarte correto dos resíduos. Assim, mais um recolhimento com 913 de latas de aço foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), na tarde desta terça-feira (03) e encaminhadas para a reciclagem do município.
A soma das latas recolhidas em vinte lotes de recolhimento, atingiram a expressiva marca de 16.078 que além da destinação ambientalmente correta, a venda das latas fará parte da renda mensal da Associação de Reciclagem, pois deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário cumprindo o que estabelece o “Projeto Recicla Guaçuí”.
As latas são recolhidas junto à coordenação da Farmácia Cidadã Estadual, onde essa parceria, Semmam com o Projeto Circulatas, está trazendo bons frutos e reforçando ainda mais a reciclagem no município.
As latas de aço são reutilizáveis, ou seja, além do processo que sofrem na indústria para obterem novos destinos, também podem ser reaproveitadas com trabalhos artesanais. Ela, ainda, promove a redução dos níveis de CO2 no processo de fabricação, pois limita o uso de combustíveis fósseis.
Cerca de 47% do total das latas de aço consumidas no Brasil são recicladas. Isso representa quase 200 mil toneladas de latas de aço pós consumo retornando para o processo de fabricação de novo aço.
No índice geral de 47% incluem-se latas de alimentos como ervilha, milho, achocolatados, leite em pó e sardinha, tintas, massa corrida e outros produtos. Na Europa, países como Alemanha e Bélgica reciclam mais de 90% de todas as latas de aço.