Lula reafirma soberania do Brasil e critica interferência externa


Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Política No dia: 6 de setembro de 2025


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (6), em pronunciamento pelo Dia da Independência, que o Brasil não aceitará ser tratado como “colônia de ninguém” e reagiu às recentes tensões com os Estados Unidos.

“Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, disse Lula, em resposta às tarifas de até 50% impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump a produtos brasileiros.

O petista também criticou políticos que, segundo ele, estimulam ataques ao País. “São traidores da pátria. A História não os perdoará”, afirmou, em recado indireto à família Bolsonaro.

Lula reforçou a defesa da independência entre os Poderes e voltou a defender a regulação das redes sociais, acusadas por ele de disseminar fake news e discurso de ódio. O debate ganhou força após a aprovação, no Senado, do projeto de lei conhecido como “ECA digital”, que estabelece regras para proteger crianças e adolescentes na internet.

Apesar das críticas, o presidente disse acreditar em retomada do diálogo com Washington, mas reconheceu dificuldades em avançar nas negociações durante o atual governo Trump.