Publicado por: Redação Em: Sem categoria No dia: 18 de março de 2025
Um assunto polêmico e que pautou as eleições do ano passado foi a atualização da planta genérica de valores e recadastramento imobiliário em Cachoeiro de Itapemirim, que impactou diretamente nos valores do IPTU. Quem é do município se lembra: em 2024, todos os então candidatos falaram que, vencendo as eleições, iriam rever toda a situação para que os contribuintes não tivessem mudança em seus carnês. Pois bem. Março de 2025 chegou, Theodorico Ferraço foi eleito prefeito e, ainda, não se manifestou sobre o assunto. O fato é que a prefeitura já começou a divulgar o calendário de cobrando no imposto, inclusive com campanha publicitária para lembrar a todo mundo que chegou a hora de pagá-lo.
Na internet, os comentários são diversos. Basta acessar a publicação sobre o IPTU, feita na página do Instagram da Prefeitura de Cachoeiro. O principal questionamento da população é se haverá ou não revisão dos valores.
No ano passado, quem pagou à vista (cota única) teve descontos de 90% na diferença de valor entre 2020 e 2024 (em razão do recadastramento imobiliário). Ou seja, apesar da atualização, com o desconto, os valores seriam praticamente os mesmos.
A informação no site da prefeitura esse ano, no entanto, não traz essa possibilidade. Diz apenas que terá desconto de 10% para quem pagar em cota única.
O recadastramento imobiliário, apesar de polêmico, não afetou todos os imóveis de Cachoeiro. Já àqueles que, por exemplo, eram cadastrados apenas como um lote e, atualmente, possuem um prédio construído no local, mas pagam IPTU como um lote, tiveram que passar por mudança.
Os carnês já estão disponíveis e, ao que parece, nada mudou, ao contrário, está mais difícil.
RESPONDA A ENQUETE ABAIXO: