Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Economia No dia: 3 de abril de 2024
Embalagens, material de irrigação, cultivo protegido. O uso do plástico está muito presente na agricultura e, desde a descoberta do produto, revolucionou algumas práticas de produção agrícola. É por isso que o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Espírito Santo (Sindiplast-ES) realizou, na manhã dessa segunda-feira (1º), a Rodada de Negócios intitulada “Soluções em Plástico para o Agronegócio Capixaba”.
O evento contou com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, participou do evento, junto à equipe da Seag, e classificou o momento como importante para aproximar os segmentos da cafeicultura capixaba à indústria do plástico.
“A indústria do plástico é determinante para buscarmos uma agricultura de precisão e também a sustentabilidade na atividade. O Espírito Santo conta com fornecedores de diversos tipos de produtos a base de plástico, capazes de darem suporte à força do agronegócio capixaba”, considerou o secretário Enio Bergoli durante a abertura da Rodada de Negócios.
O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, e contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, além de representantes da Organização das Cooperativas do Brasil no Espírito Santo (OBC/ES).
A Rodada de Negócio foi uma oportunidade do setor de plástico apresentar e negociar produtos fabricados pelas diversas indústrias deste ramo para serem utilizados como soluções na agricultura e nos negócios associados a ela, inclusive no escopo da sustentabilidade.
Estiveram presentes também representantes das empresas Fortlev, Agrofit, Spezzia, Zimermann, Zimerplás, Robusta Mangueiras, JL Martins Embalagens, Afort, Nova Rede, Luxcaixas e Fortlev Solar.
Exemplos do plástico na agricultura
Agricultura protegida e plasticultura
Cultivo sob ambiente protegido como estufas feitas de material plástico com o objetivo de proteger o cultivo da chuva, do excesso de luz e de pragas. Um exemplo é o mulching, o uso de mulches plásticos para controle de plantas invasoras, diminuindo também a necessidade de herbicidas.
Irrigação
Utilização de plásticos nos materiais de irrigação – que podem incluir canos, bombas injetoras e dosadoras, tubos gotejadores e microaspersores – principalmente na irrigação localizada.