Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Geral No dia: 16 de maio de 2024
A histórica parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai ganhar novo capítulo. Em reunião nesta quarta-feira (15), na sede do Incaper, em Vitória, representantes das instituições iniciaram diálogo sobre a implantação de uma plataforma de cooperação dedicada a atender às demandas de pesquisa e inovação do agro do Espírito Santo.
De acordo com o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon, a intenção é estruturar um arranjo local de inovação que possibilite a maior integração das agendas institucionais e o desenvolvimento de ações em conjunto.
“Queremos complementar estrutura, competências e também, dentro dessa lógica de cooperação, buscar recursos para fortalecer essas ações em prol do desenvolvimento do Estado”, disse Pillon.
O representante da Embrapa destacou que um grupo de trabalho será formado nos próximos dias para definição do formato da plataforma de cooperação.
“Fiquei muito feliz pela receptividade que tivemos da diretoria da Incaper e ficamos de avançar nos próximos dias na estruturação de um grupo, envolvendo também outras instituições locais, como a Ufes e o Ifes, para que a gente possa construir esse modelo, esse arranjo de cooperação que, na nossa visão, poderia ser uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação”, afirmou.
A proposta de um novo modelo de cooperação com a Embrapa foi muito bem recebida pela diretoria do Incaper.
“Estamos muito interessados em estabelecer essa plataforma, que vai potencializar a parceria que já temos e ampliar a capacidade das instituições de desenvolver novas tecnologias e soluções para o setor agropecuário. Ainda vamos avaliar a melhor forma de fazermos isso, mas, de antemão, colocamos à disposição nossa estrutura e nossa equipe atual, que vai ser reforçada, em breve, com a entrada dos profissionais aprovados no último concurso”, assinala o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.
A reunião contou com a participação do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, que destacou que o momento é muito oportuno para estreitamento de laços com a Embrapa.
“O Espírito Santo tem um ambiente muito favorável para a pesquisa agropecuária. Temos um governo organizado, com planejamento estratégico de longo prazo para a agricultura do Estado, e que acredita e investe em ciência e tecnologia. Recentemente, aportou R$ 18 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Nesse contexto, é salutar contar com parceria da Embrapa, não só nas áreas onde já temos expertise, mas, sobretudo, em novos temas, como mudanças climáticas, bioinsumos, bioeconomia e descarbonização, que são extremamente relevantes e atuais”, avalia Tesch.