Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Esportes No dia: 31 de julho de 2024
Foi com emoção, graciosidade e força que as ginastas brasileiras demonstraram ao mundo, nesta terça-feira (30/7), seu talento ao conquistar para o Brasil a medalha de bronze na final olímpica por equipes femininas, a prova mais importante do esporte. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade alcançaram 164.497 pontos e fizeram história com o terceiro lugar
Apesar de um começo difícil, com Flávia Saraiva se machucando no aquecimento e tendo uma queda na trave, a equipe se manteve firme. Rebeca Andrade, a atual campeã olímpica, liderou a recuperação com uma apresentação excepcional, especialmente no salto sobre a mesa, onde obteve a maior pontuação da competição. Júlia Soares também se destacou, apesar de uma queda na trave. A conquista foi confirmada enquanto a equipe aguardava ansiosamente as notas finais de outras seleções, selando um final feliz para o Brasil.
Contempladas com o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, as atletas brasileiras escreveram, a cada salto, pirueta e acrobacia, um capítulo emocionante na história do esporte, mostrando que a ginástica não é apenas sobre conquistas individuais, mas também sobre o espírito de equipe, superação e a capacidade de inspirar.
“Que alegria ver nossas atletas fazendo história e brilhando no esporte. Nosso país se transformou em uma potência na ginástica e, agora, provamos isso para o mundo inteiro. Nossas ginastas têm feito conquistas incríveis, elevando a modalidade ao patamar de elite no esporte”, comemorou o ministro do Esporte, André Fufuca.
A estrutura para a prática do esporte também tem evoluído, com investimentos em centros de treinamento e na formação de novos talentos. O Ministério do Esporte mantém a gestão da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, que serve como espaço para realização de eventos e treinamentos de atletas brasileiros, proporcionando oportunidades para jovens esportistas.
Esperança de medalhas
Ainda podemos ter esperança de mais medalhas, pois em Paris, a Ginástica Artística do Brasil tem registrado o melhor desempenho com sete participações em finais.
Confira a programação das finais olímpicas com participação de brasileiros:
Quarta-feira (31/7)
12h30 (Brasília): Final do individual geral masculino – (Diogo Soares)
13h15: Final do individual geral feminino – (Rebeca Andrade e Flávia Saraiva)
Finais por aparelhos:
Salto feminino (Rebeca Andrade) – 3/8 – 11h20 (Brasília)
Trave (Rebeca Andrade e Júlia Soares) – 5/8 – 7h38 (Brasília)
Solo feminino (Rebeca Andrade e Flávia Saraiva) – 5/8 – 9h23 (Brasília)