Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Economia No dia: 18 de abril de 2024
Teve início, nesta terça-feira (16), um dos maiores eventos de frutas e vegetais do planeta e o Espírito Santo tem a presença garantida. A Fruit Attraction 2024 acontece em São Paulo (SP) e a expectativa é de que R$ 1 bilhão sejam gerados em negócios nos próximos 12 meses, a partir dos contatos e parcerias iniciados durante a feira. Produtores e exportadores capixabas estarão presentes no estande montado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Além disso, a programação do evento conta com palestra do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, sobre a produção e o mercado do gengibre e da pimenta-do-reino no Espírito Santo, nesta quarta-feira (17).
Esta é a 15ª edição da feira e a primeira em solo brasileiro. A organização do evento é feita pela IFEMA MADRID e pela FIERA MILANO BRASIL, que estima atrair nove mil visitantes de mais de 45 países e 300 expositores. As atividades são realizadas no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.
“Estaremos apresentando nosso setor de condimentos e especiarias para representantes de todo o mundo. A feira proporciona uma excelente oportunidade para parcerias, acordos comerciais e expansão de negócios. Além disso, o evento oferece um ambiente propício para networking, permitindo a troca de experiências, conhecimentos e contatos por meio de palestras, workshops e outras atividades interativas”, destacou o secretário Enio Bergoli.
O objetivo da Fruit Attraction – São Paulo é alavancar ainda mais o setor de exportação de frutas no País, que bateu recorde de faturamento em 2023. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a fruticultura alcançou a marca de 1,2 bilhão de dólares no ano passado.
Especiarias capixabas em destaque
O gengibre e a pimenta-do-reino produzidos no Espírito Santo estão em um lugar especial na Fruit Attraction. O Governo do Estado, por meio da Seag, coordena o estande que conta com a presença de produtores e exportadores desses condimentos.“Essas especiarias têm se destacado em volume de produção e também nas exportações do agronegócio capixaba, gerando empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva”, avaliou Enio Bergoli.
“É uma estratégia do Governo do Espírito Santo a consolidação do Estado como produtor de especiarias, conforme estabelecido no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – o PEDEAG 4, lançado em 2023 pelo governador Renato Casagrande”, complementou Bergoli, que ministra a palestra sobre as conjunturas do gengibre e da pimenta-do-reino no Espírito Santo nesta quarta-feira (17), às 17h30.
O Espírito Santo se destaca como o maior produtor e exportador dessas duas especiarias, de acordo com dados analisados pela Gerência de Dados e Análise (GDN/Seag). O Estado capixaba produz 75% de todo o gengibre cultivado em solo brasileiro e é responsável por 55% das exportações nacionais do produto. Em relação à pimenta-do-reino, 65% do comércio exterior do condimento parte das terras capixabas, que produzem 60% da safra nacional.
“A Fruit Attraction é um ambiente de oportunidades de negócios para os exportadores capixabas, especialmente nesses arranjos que já estão consolidados e são referências no Brasil, fazendo com que tenhamos a expectativa de ampliar nossa participação no mercado internacional”, avaliou o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch Simon.
Fruit Attraction
Até esta quinta-feira (18), a estimativa é que a Fruit Attraction – São Paulo reúna nove mil visitantes de mais de 45 países. Na 14ª edição da feira, em 2023, participaram do evento mais de 103 mil profissionais de 145 países e dois mil expositores de todo o mundo.
A Fruit Attraction – São Paulo conta com o Programa de Compradores Internacionais, com o patrocínio da Apex Brasil, que pretende gerar mais de 120 milhões de dólares em vendas nos próximos 12 meses. A organização do evento promove a participação de compradores de 14 países, vindos de várias partes do planeta para conhecer a primeira edição da feira no Brasil.
A presença internacional em busca de oportunidades de negócios é garantida, com expositores oriundos de Portugal, Grécia, Holanda, França, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Egito e Nova Zelândia.
Também é expressiva a participação dos estados brasileiros. Além do Espírito Santo, estão no evento representantes do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco, do Pará e de São Paulo.