Fake News: vereador publica e depois apaga vídeo com informação falsa sobre revsol

Creone da Farmácia fez afirmações mentirosas sobre o produto utilizado em diversos município na pavimentação de estradas rurais

Publicado por: Redação Em: Política No dia: 21 de agosto de 2025


O vereador em Cachoeiro de Itapemirim, Creone da Farmácia (PL), publicou um vídeo em suas redes sociais disparando fake news sobre o revsol, material utilizado para fazer calçamento de estradas rurais e vicinais. Logo depois, ele apagou a publicação.

Em sua fala, durante sessão da Câmara, ele diz que seis ruas da comunidade Pôr do Sol, “quando foram aplicar (o revsol) não avisaram que tinha uma mistura que traria consequências para a população. O material é cancerígeno. Hoje, nessa comunidade, as pessoas estão com asma, tosse, pneumonia e tantas outras coisas”.

A afirmação do vereador não é verdadeira. Tanto, que ele mesmo apagou a própria publicação. O revsol é um material totalmente seguro, caracterizado, segundo a Norma da ABNT NBR 10.004/2004 – Resíduos Sólidos – Classificação como resíduo Classe II B – Resíduo Não Perigoso. Inerte.

Esse produto é fornecido pela Arcelor Mittal, que arca, ainda, com o custo do transporte até os centros de distribuição em municípios do Espírito Santo. A aplicação fica por conta do Governo do Estado ou de prefeituras.