Exclusivo: Vídeo mostra gaivotas mortas por suspeita gripe aviária em Marataízes


Publicado por: Redação Em: Saúde No dia: 28 de maio de 2023


Exclusivo: Grande número de gaivotas mortas gera suspeita de crescimento da gripe aviária em Marataízes

No último dia 15, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu alerta sobre os primeiros casos detectados no Brasil da Influenza aviária H5N1 em três aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Os primeiros casos de aves infectadas foram identificados em Linhares, Nova Venécia, Itapemirim e Vitória.

Em seguida, o Brasil registrou o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos. A informação foi comunicada na quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. O paciente de 61 anos mora em Vitória, capital do Espírito Santo, e é funcionário de um parque municipal onde uma das aves testou positivo para a doença.

O suspeito de ter sido infectado foi isolado e está sendo monitorado por equipes de saúde da cidade. Até o momento, o paciente teria tido sintomas leves de gripe.

Agora, pescadores relatam em rede social um grande número de gaivotas morrendo na Ilha dos Ovos ou Ilha Branca, localizada em Marataizes. O vídeo mostra agentes de endemias chegando na Ilha para recolher aves para averiguação, porém, a cena é preocupante.