Estudante da Rede Estadual de Ensino representará o Brasil no Campeonato Sul-americano Sub-20 de Atletismo, no Peru

Edimara Alves é integrante do projeto “Atletismo em Itaúnas”, que desenvolve treinos de atletismo com alunos da EEEM Dunas de Itaúnas e da EEEFM Córrego do Cedro.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Esportes No dia: 17 de julho de 2024


A estudante Edimara Alves, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dunas de Itaúnas, localizada em Conceição da Barra, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-americano Sub-20 de Atletismo, que será na cidade de Lima, no Peru, entre os dias 12 e 14 de julho de 2024.

A atleta, que competirá na prova de arremesso de peso, faz parte do projeto “Atletismo em Itaúnas”, que desenvolve treinos voluntários de atletismo com alunos da EEEM Dunas de Itaúnas e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Córrego do Cedro, também em Conceição da Barra.

O projeto, que teve início em 2015 e atualmente promove os treinos todas as quintas e sextas-feiras, tem o objetivo de incentivar a prática do atletismo com crianças, adolescentes e jovens da região de Itaúnas. Além disso, busca propiciar espaços alternativos de aprendizagem e convivência social, no contraturno escolar, associando a prática esportiva ao bem-estar humano.

O idealizador do projeto e treinador de Edimara, professor Gabriel Gagliardi Barbero, destaca a função do esporte enquanto ferramenta educacional e social. Segundo ele, o vínculo com uma prática esportiva colabora decisivamente na formação de cidadãos íntegros e colaboradores, promovendo um caminho saudável e de oportunidades às crianças, jovens e adolescentes. Portanto, pode tornar-se uma alternativa de solução para o problema de exclusão social.

“Eu tenho um imenso orgulho dessa convocação, porque foi um trabalho muito duro, feito dia após dia e que, consequentemente, vai resultar em algo bom. Eu nunca vou desistir! E essa convocação é o ápice de tudo. É muito gratificante participar dessa seleção e prometo que vou fazer o meu melhor, dar o meu máximo. Só tenho a agradecer às pessoas que fizeram parte da minha história, aos meus colegas de treino, à minha escola e a mim mesma, por eu nunca ter desistido e não ter deixado me levar por outras coisas. E eu tenho muito que aprender ainda, muito a treinar. Então, vamos focar!”, relatou a jovem atleta Edimara Alves.