Escola de Guaçuí reforça estudo sobre minorias étnicas com reprodução de instrumento aborígene

O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, fomentando o interesse pelo estudo e o respeito à diversidade.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 27 de maio de 2024


Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado em Guaçuí, participaram de uma aula prática da disciplina de Geografia para conhecerem o didgeridoo, um instrumento dos aborígenes australianos. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, fomentando o interesse pelo estudo e o respeito à diversidade.

A atividade partiu do princípio da importância de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. O didgeridoo é um objeto ancestral dos aborígenes, uma vez que arqueólogos encontraram pinturas rupestres na Austrália que evidenciam o uso do instrumento há mais de 1500 anos.

“O didgeridoo é um instrumento exótico que faz parte do legado cultural dos aborígenes australianos e sua utilização em sala de aula permite que os alunos despertem o interesse no conteúdo abordado. Vale destacar que o instrumento é feito tradicionalmente de eucalipto, mas o nosso foi feito de uma forma muito simples usando PVC, o que permite que os alunos repliquem e criem seus próprios instrumentos” explicou o professor Thiago de Oliveira, responsável pela atividade.