Escola de Guaçuí promove aula prática de pintura rupestre

Objetivo da atividade foi proporcionar uma experiência prática e sensorial para os estudantes se conectarem com os conceitos históricos abordados de forma teórica.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 29 de abril de 2024


O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado em Guaçuí, promoveu uma aula prática de pintura rupestre, com o tema “Explorando o Mundo Antigo com a Arte Rupestre”, idealizada pela professora de História Lia Fernandes Nunes. O objetivo da atividade foi proporcionar uma experiência prática e sensorial que ajudasse os estudantes a se conectar de forma mais tangível com os conceitos históricos abordados de forma teórica.

Durante a prática, os educandos puderam estudar sobre o estilo de vida dos povos pré-históricos, a arte, a cultura, a vida cotidiana, as crenças e os valores, além de estimularem habilidades como a observação, a criatividade e o trabalho em equipe. De acordo com a professora responsável, a aula prática de pintura rupestre proporcionou uma experiência tangível que permitiu aos alunos vivenciarem a arte e a cultura dos povos pré-históricos, tornando o aprendizado mais significativo.

Para Lia Nunes, a atividade ajudou os estudantes a se conectarem emocionalmente com os conceitos históricos, criando uma memória duradoura da experiência de pintura rupestre. “Enquanto muitas aulas de história se concentram em textos e imagens, essa aula prática permitiu que os alunos realmente se envolvessem com o assunto, criando arte como os povos pré-históricos fizeram. Também foi despertada a curiosidade deles sobre o contexto histórico das pinturas rupestres, incentivando a pesquisa sobre o período, seus costumes e suas técnicas. Isso tornou o aprendizado de história mais vívido e memorável”, explicou a professora de História.