Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Educação No dia: 4 de abril de 2024
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada em Alegre, participaram de uma aula de campo durante a disciplina de Geografia para realizar registros fotográficos de paisagens naturais e humanizadas, com o objetivo de analisar as ações e transformações feitas pelos seres humanos para as adequações do espaço de acordo com suas necessidades.
Organizada pelo professor Carlos Alberto Sobreira Junior, a atividade buscou dinamizar as aulas para proporcionar ao aluno o aprofundamento das aprendizagens teóricas realizadas em sala de aula, utilizando também as ferramentas digitais. Dessa forma, os alunos aprenderam com a observação minuciosa dos elementos naturais e humanizados que, em conjunto, formam as paisagens, além de compreender como classificá-las a partir dessa análise e das possíveis intervenções humanas.
“Como professor de Geografia, sempre busco inserir ações, atividades e propostas que visam trazer significado aos estudos necessários para que o entendimento da ciência geográfica seja amplo, realista e que tenha sentido para a formação do cidadão que está inserido em nossa sociedade. Fazer entender sobre o meio em que vive, por meio de exemplos reais que possam ser observados no entorno da sua comunidade, traz para os alunos a coerência de ter a disciplina presente no seu cotidiano escolar”, explicou o professor de Geografia Carlos Alberto Sobreira Junior.
“Achei a atividade muito legal, muito divertida. Ela me ajudou a aprender de maneira mais fácil sobre os conceitos que vimos em sala de aula. Achei que foi muito interessante usar o celular com minha colega Ana Flávia para fotografar as paisagens e entender cada uma”, contou o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental Gabriel Cruz Polinicola.