Publicado por: Assessoria de Comunicação Em: Economia No dia: 10 de maio de 2024
As primeiras modelagens de Parcerias Público-Privadas promovidas pelo Programa ES Inteligente no Espírito Santo tornarão os serviços públicos mais eficazes, com melhora da segurança e da conectividade da população, além de mais sustentáveis, com a geração de energia limpa. Hoje com a adesão de 24 municípios, ou 30% das cidades capixabas, o ES Inteligente é uma experiência bem-sucedida que será apresentada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no II Fórum Nacional de Iluminação Urbana, Qualidade de Vida e Segurança Pública, nesta quinta-feira (09), em São Paulo.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, participa do painel sobre o apoio dos Governos Estaduais a projetos nos municípios. Ele trará como destaque o sucesso da implantação de cidades inteligentes no Espírito Santo. No Estado, o banco capixaba é legalmente o estruturador de Parcerias Público-Privadas e executa o programa que promete destravar parcerias para tornar as cidades mais inteligentes. A iniciativa já é considerada um sucesso, pois pode vir a atender, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, cerca de 40% da população capixaba.
Além do Bandes, o painel contará também com contribuições de representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) e da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, mediado pelo Presidente da ABILUX, Roberto Saheli.
O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e município.
O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.
Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios